Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13860
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 10-Out-2019 |
Autor(es): | SOUSA, Gilvana Bezerra de |
Afiliação do(s) Autor(es): | Secretaria do Estado de Educação do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | NUNES, José Messildo Viana |
Título: | Memória didática na perspectiva narrativa : a história de vida de um professor pesquisador da área de educação matemática |
Citar como: | SOUSA, Gilvana Bezerra de. Memória didática na perspectiva narrativa : a história de vida de um professor pesquisador da área de educação matemática. Orientador: Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes. 2019. 135 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e MatemáticaS) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13860. Acesso em:. |
Resumo: | Tendo em vista que nos últimos anos cresceram as pesquisas que analisam a história de vida docente em diversos espaços sociais, principalmente na perspectiva de estudos que aprimoram a compreensão didática, em qualquer área do conhecimento escolar, o presente trabalho investigou reflexões teóricas inseridas na memória didática na perspectiva narrativa. Neste aspecto, incluiu-se o recorte de vida profissional, onde me propôs a investigar a prática docente associada buscando responder à questão que norteia a investigação da seguinte forma: A memória didática na perspectiva narrativa se configura como ferramenta de análise de experiências acadêmicas vivenciadas por um professor pesquisador? A partir dessa questão, focou-se no objetivo de instituir a memória didática como ferramenta analítica de experiências acadêmicas na perspectiva narrativa. A trajetória que se percorreu é de natureza qualitativa, numa abordagem, cuja opção foi utilizar fins descritivos e explicativos de história de vida. Os instrumentos utilizados para a recolha das informações foram: obras, videogravação de aulas, entrevistas e um memorial que envolveram amostras intencionais sobre um professor pesquisador da Educação Matemática do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Essas concretizações tiveram como resultados a compreensão dos gestos didáticos estabelecidos no agir profissional. As análises foram desenvolvidas com base nas tessituras de um modelo analítico da memória didática, o qual se nutriu por elemento importante da Teoria Antropológica do Didático e de informações de áreas sociais como a sociologia, antropologia e outras, os quais conformam os milieu do professor sujeito da pesquisa que apresentou interações de memórias particulares nas construções da memória didática, o que concretizou a tese nas percepções de novas praxeologias que possibilitaram responder a questão de pesquisa no espectro de informações da vida do professor a partir das narrativas explicitando memórias didáticas inseridas em experienciais para o fortalecimento de gestos profissionais na formação de professores. |
Abstract: | Considering that in recent years the researches that analyze the history of the teaching life in diverse social spaces, mainly in the perspective of studies that improve the didactic comprehension, in any area of the school knowledge, the present work investigated theoretical reflections inserted in the didactic memory in the narrative perspective. In this aspect, it included the clipping of professional life, where I proposed to investigate the associated teaching practice seeking to answer the question that guides the investigation as follows: The didactic memory in the narrative perspective is configured as a tool for analysis of academic experiences lived by a research teacher? From this question, it focused on the objective of instituting didactic memory as an analytical tool of academic experiences in the narrative perspective. The trajectory that has been taken is qualitative in an approach, whose option was to use descriptive and explanatory purposes of life history. The instruments used to collect the information were: works, video recording of lectures, interviews and a memorial that involved intentional samples about a researcher professor of Mathematical Education of the Institute of Mathematical and Scientific Education of the Federal University of Pará. understanding of the didactic gestures established in professional acting. The analyzes were developed based on the teachings of an analytical model of didactic memory, which was nourished by an important element of the Anthropological Theory of Didactics and information from social areas such as sociology, anthropology and others, which conform the subject teacher milieu. of the research that presented interactions of particular memories in the constructions of didactic memory, which substantiated the thesis in the perceptions of new praxeologies that made it possible to answer the research question in the information spectrum of the teacher's life from the narratives explaining didactic memories inserted in experiential for the strengthening of professional gestures in teacher education. |
Palavras-chave: | Memória didática Pesquisa narrativa Teoria antropológica do didático Gestos didáticos Formação de professores Didactic memory Narrative search Anthropological theory of didactics Didactic gestures Teacher training |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Linha de Pesquisa: | PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS,SABERES E VALORES |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MemoriaDidaticaPerspectiva_Tese.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons