Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13866
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 15-Mar-2019 |
Autor(es): | SANTOS, Manuella Teixeira |
Afiliação do(s) Autor(es): | Secretaria do Estado de Educação do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | FREITAS, Nádia Magalhães da Silva |
Título: | Educação pela cidade e formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais |
Citar como: | SANTOS, Manuella Teixeira. Educação pela cidade e formação de professores: mediações fotográficas na apreensão das questões socioambientais. Orientadora: Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas. 2019. 137 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13866. Acesso em:. |
Resumo: | A escola muitas vezes não interage com o ambiente da cidade, porém a aproximação entre ambas se faz necessária para que seja favorecida uma maior compreensão da dinâmica do ambiente citadino. A fotografia é aliada no sentido de promover uma aproximação da escola com o ambiente da cidade e também na reflexão sobre o olhar acerca do que nos rodeia, favorecendo a formação de cidadãos e professores críticos. Nesse contexto, procurei compreender em que termos a educação pela cidade, na formação de professores que ensinam ciências e matemáticas, contribui para a apreensão das questões socioambientais. Optei por enveredar por um percurso de investigação pautado numa abordagem qualitativa, que ocorreu no âmbito de uma disciplina de um mestrado profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas. O mais significativo do processo de pesquisa foi a construção dos Discursos do Sujeito Coletivo (DSC) - no caso quatro DSC - referentes à cidade de Belém que surgiram a partir de leituras de fotografias que os professores em formação realizaram. O conteúdo dos DSC trouxe vários aspectos referentes às questões socioambientais que foram problematizados pelos professores em formação. O processo formativo se mostrou fecundo, haja vista que observei os seguintes aspectos: ampliação do olhar com relação aos aspectos multidimensionais da cidade; ressignificação da prática docente e a cidade como objeto de estudo da escola. Os professores, além de terem construído conhecimentos acerca das questões socioambientais de Belém, problematizaram aspectos referentes ao contexto do ensino. As análises dos resultados me permitiram elaborar e defender a seguinte tese: a educação pela cidade, na formação de professores, ao se utilizar das mediações fotográficas, apresenta a possibilidade de inquietar, provocar, transformar os modos de apreender, de aprender e de ensinar, especialmente no que diz respeito ao desvelamento das questões socioambientais, na sua apreensão crítica e reflexiva da cidade. |
Abstract: | The school does not often interact with the environment of the city, but the approximation between the two is necessary to be favored a greater understanding of the dynamics of the urban environment is favored. The photograph is strong allied in the sense of promoting an approximation of the school with the environment of the city and also in reflection on the look about what surrounds us, favoring the formation of critical citizens and teachers. In this context, I aimed to understand in terms of an education through the city, in the formation of teachers, contributes to the apprehension of socio-environmental issues in contexts of photographic mediations. I chose a qualitative approach, which took place in the discipline of the professional masters in teaching in science and mathematics education. The most significant of the research process was the construction of the Discourses of the Collective Subject (DCS) - in this case four DCS - referring to the city of Belém that arose from readings of photographs that the teachers in training carried out. The contents of the DCS brought several aspects concerning the socio-environmental issues that were discussed by the teachers in training. The formative process was fruitful, observed the following aspects: enlargement the viewed with respect to the multidimensional aspects of the city, resignification of teaching practice and the city as object of study of the school. The teachers, besides having built knowledge about the socioenvironmental issues of Belém, discussed aspects concerning the context of teaching. The analysis of the results allowed to elaborate and defend the following thesis: the education through the city in the formation of teachers, when using the photographic mediations, it presents the possibility of disturbing, provoking, transforming the ways of apprehending, learning and teaching, especially with regard to the unveiling of social and environmental issues, in their critical and reflective apprehension of the city. |
Resumen: | La escuela a menudo no interactúa con el entorno de la ciudad, pero el enfoque entre ellos es necesario para promover una mejor comprensión de la dinámica de la ciudad. La fotografía se alía para promover una relación más estrecha entre la escuela y la ciudad y también en la reflexión sobre la mirada a nuestro alrededor, favoreciendo la formación de ciudadanos y maestros críticos. En este contexto, traté de entender en qué términos la educación por la ciudad, en la formación de maestros que enseñan ciencias y matemáticas, contribuye a la comprensión de las cuestiones sociales y ambientales. Elegí un camino de investigación basado en un enfoque cualitativo, que tuvo lugar dentro del alcance de una disciplina de una maestría profesional en Enseñanza en Ciencias y Educación Matemática. Lo más significativo del proceso de investigación fue la construcción de los Discursos de Asignaturas Colectivas (DAC), en este caso cuatro DAC, que se refieren a la ciudad de Belém que surgió de las lecturas de fotografías que tomaron los maestros en formación. El contenido de los DAC trajo varios aspectos relacionados con cuestiones sociales y ambientales que fueron problematizados por los maestros en formación. El proceso formativo resultó fructífero, ya que observé los siguientes aspectos: aumento de la mirada en relación con los aspectos multidimensionales de la ciudad, resignificación de la práctica docente y la ciudad como objeto de estudio escolar. Los docentes, además de haber adquirido conocimientos sobre los problemas sociales y ambientales de Belém, problematizaron aspectos relacionados con el contexto de la enseñanza. El análisis de los resultados me permitió elaborar y defender la siguiente tesis: la educación por la ciudad, en la formación de docentes, utilizando las mediaciones fotográficas, presenta la posibilidad de perturbar, provocar, transformar las formas de aprehender, aprender y enseñar, especialmente en lo que se refiere a la develación de problemas sociales y ambientales, en su aprehensión crítica y reflexiva de La ciudad. |
Palavras-chave: | Educação pela cidade Formação de professores Questões socioambientais Fotografia Education through the city Teacher training Socio-environmental issues Photograph Educación por la ciudad Formación de profesores Cuestiones sociales y ambientales |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoCidadeFormacao_Tese.pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons