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Tipo: Dissertação
Data do documento: 15-Set-2021
Autor(es): LEÃO, Andrey Manoel Leão de
Primeiro(a) Orientador(a): FIGUEIREDO, Silvio José de Lima
Primeiro(a) coorientador(a): BRITTO, Rosângela Marques de
Título: Museus e colonialidade: uma análise da exposição de longa duração o Museu do Estado do Pará
Agência de fomento: 
Citar como: LEÃO, Andrey Manoel Leão de. Museus e colonialidade: uma análise da exposição de longa duração o Museu do Estado do Pará. Orientador: Silvio Lima Figueiredo. 2021. 169 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13976. Acesso em:.
Resumo: O trabalho busca discorrer sobre como a colonização no estado paraense firmou diversas narrativas sobre a região, fazendo com que se colocasse no centro os grupos de origens europeias e seus estilos de vida, e todos os outros grupos na margem. Isso se manteve durante toda a história do estado do período colonial até a época conhecida como Belle Époque, período de um boom econômico na região que, buscando o desenvolvimento urbano local, baseou suas políticas públicas em um ideal de vida de cidades europeias. Portanto, discuto como essas visões estão postadas no Museu do Estado do Pará que é cunhado como museu histórico, e, por isso, tem por objetivo contar a história do estado. Essa hierarquização de culturas e povos em detrimento de outras, a partir da ideia de raça, que se mantém mesmo com a independência dos países ou com a descolonização é conhecida como colonialidade. Com isso, a análise se dá criticamente sobre a expografia de longa duração do museu, vendo quem está em destaque, quem não está, como os grupos culturais são mostrados, o que é mostrado, como é feita a sensibilização, etc. Estas ações são feitas para mostrar como a colonialidade estar postada nas representações do museu . O trabalho também aponta como deveriam ser certas representações para combater essas perspectivas colonializantes, se baseando que a noção de decolonialidade seria o modo de desfazer a perspectiva de hierarquização cultural construída. Para isso, as novas perspectivas museológicas apontam que os museus, principalmente os de histórias que tem um papel de legitimador do que é a verdade, devem ter um papel social que busque resolver problemas atuais, sobretudo os discursivos, que se deram historicamente de forma unilateral e tem alto poder coercitivo sobre a sociedade. Por fim, quando não há equivalência discursiva e quando as perspectivas colonializantes são transportada para a atualidade da região, ao não discuti-las e nem ligá-las aos problemas locais, o museu acaba sendo, em certos momentos, um reforçador destas perspectivas hierárquicas e preconceituosas.
Abstract: The work seeks to discuss how colonization in the state of Para established various narratives about the region, placing groups of European origins and their lifestyles at the center, and all other groups on the margin. This was maintained throughout the state's history from the colonial period until the time known as the Belle Époque, the period of economic boom in the region that, seeking local urban development, based on its public policies on an ideal of life in European cities. Therefore, I discuss how these visions are posted in the Museum of the State of Pará, which is coined as a historical museum, and therefore, aims to tell the history of the state. This hierarchization of cultures and peoples at the expense of others, based on the idea of race, that is maintained even with the independence of countries or with decolonization is known as coloniality. Thus, the analysis takes place critically on the museum's long-term exhibition, seeing who is in the spotlight, who is not, how cultural groups are shown, what is shown, how sensitization is made, etc. These actions are made to show how coloniality is posted in the museum's representations. The work also points out as follows are certain representations to combat these colonializing perspectives, based on the notion of decoloniality as a way of undoing a perspective of cultural construct hierarchization. For this, the new museological perspectives point out that museums, especially stories that play the role of legitimizing what is the truth, must have a social role that seeks to solve current problems, mainly discursive ones, which historically gave unilaterally and have high coercive power over society. Finally, when there is no discursive equivalence and when colonizing perspectives are transported to the region's current times, by not discussing or linking them to local problems, the museum sometimes ends up being a reinforcer of these hierarchical and prejudiced perspectives.
Palavras-chave: Colonialidade
Decolonialidade
Museu do Estado do Pará
Representações expográficas
Coloniality
Decoloniality
Expographic representations
Área de Concentração: DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL
Linha de Pesquisa: SOCIEDADE, URBANIZAÇÃO E ESTUDOS POPULACIONAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Mestrado) - PPGDSTU/NAEA

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