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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13987
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 15-Mai-2015 |
Autor(es): | LIMA, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de |
Afiliação do(s) Autor(es): | Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver |
Título: | Clube de ciências da UFPA e docência: experiências formativas desde a infância |
Citar como: | LIMA, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de. Clube de ciências da UFPA e docência: experiências formativas desde a infância. Orientadora: Profa. Dra Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2015. 155 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13987. Acesso em:. |
Resumo: | Clube de Ciências da UFPA e Docência: experiências formativas desde a infância compõe uma pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, onde busco sentidos e significados expressos em relatos de oito sujeitos egressos do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará, uma vez que me interessa investigar a partir das memórias de egressos que hoje são professores: Quais experiências de iniciação científica foram importantes para o seu percurso formativo? O que pode ser significativo para uma compreensão do conhecimento científico? Que experiências podem possibilitar a compreensão e a transformação de um modo de ser e de estar na docência? Ou seja, a intenção é refletir sobre quais experiências foram valorizadas pelos sujeitos no que diz respeito ao modo como constroem e modificam o seu ser e fazer docente no presente, por compreender que a pesquisa narrativa em processos formativos de sujeitos ajuda a refletir sobre a contextualização do passado em torno do presente. Assim, com o propósito de envolver as múltiplas relações com respeito à constituição da iniciação científica, utilizo como instrumento de pesquisa a entrevista narrativa, visando fazer circular os relatos narrativos como possibilidade de ampliar saberes e compreensões num movimento em que a narrativa constitui-se em um caminho para o entendimento da experiência, onde a educação se dá em um território formativo que está repleto de experiências e vivências. Esta pesquisa intenciona olhar não somente para o sujeito em si, mas para as relações que o constituem em interação com seus pares, com a própria prática, com o conteúdo do ensino de ciências, com o movimento que se dá do passado para o presente e do presente para o passado, ao resgatar suas memórias. A tese está organizada em 3 eixos de análise: TEMPOS E ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: um ambiente problematizador e formativo nas memórias de egressos do CCIUFPA; POR ENTRE JIBOIAS, ELETROMAGNETISMO, DISCOS DE NEWTON E PORAQUÊS: o Clube de Ciências e a construção do conhecimento científico e AS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA CONSTRUÇÃO DIFERENCIADA DOCENTE: ser e fazer no presente. As análises levam-me a ponderar que as experiências são elementos formativos capazes de nos mover em direção a novas buscas, reafirmando-nos como seres históricos e sociais. Nesta toada narrativa, evidencia-se que a educação contextualizada com vistas à cidadania crítica requer a interrelação entre cultura científica e a cultura humanística. Por fim, evidencio que somos constituídos de memória viva, a qual está repleta de marcas, valores e costumes dos grupos dos quais fizemos/fazemos/ faremos parte em múltiplas relações vinculadas à construção de nossa identidade individual e coletiva. Além disso, as narrativas apontam o Clube de Ciências como um território relevante que, por sua história institucional, pode fazer a diferença no percurso formativo de crianças, jovens e futuros professores, no devir de como a nossa vida sofre interferências das instituições pelas quais passamos, em especial, no que trata sobre o que aprendemos e o que ensinamos. |
Abstract: | The Science Club and Teaching of Federal University of Pará: formative experiences since childhood composes a narrative qualitative research approach, where I seek senses and meanings expressed in reports of eight graduates subjects of the Science Club, once my interest is to investigate memories of former students who are now teachers: What research experiences from graduation were important for their training? What may be significant for an understanding of the scientific knowledge? What experiences may facilitate the understanding and the transformation of a way of being and living in teaching? In other words, the intention is to reflect on what experiences were valued by the subjects in reference to how they construct and modify their way of being teaching in the present, to understand that the narrative research in education processes of these subjects is helpful in order to reflect on the contextualization of the past in their present. Thus, to involve multiple relationships referring to the formation of their scientific initiation, I use, as a research tool, narrative interviews, in order to circulate the narrative accounts as a possibility to expand knowledge and understanding in a movement in which the narrative is constituted on a way to comprehend their experience, where education takes place in a training area that is full of experiences and living. This research intends not only to perceive the subjects themselves, but to understand the relationships in interaction with their peers, with their own practice, with the content of science teaching, with the movement from the past to the present and from the present to the past, to rescue their memories. The thesis is organized into 3 axes of analysis: TIME AND LEARNING SPACES: a formative ambience in CCIUFPA graduates memories; AMONG SNAKES, ELECTROMAGNETISM, NEWTON DISCS AND ELETRIC EELS: the Science Club and the construction of scientific knowledge and THE SIGNIFICANT EXPERIENCES IN THE CONSTRUCTION OF A DIFFERENT TEACHING PRACTICE: to be and to do in the present. The analysis leads me to ponder that the experiences are formative elements capable of moving us toward new searches, confirming us as historical and social creatures. In this narrative tune, it is evident that the contextual education with a view to critical citizenship requires the interrelationship between scientific culture and humanistic culture. Ultimately, I assume that we are made up of living memories, which is full of brands, values and mores of groups that we did / do / will do participate in multiple relationships related to the building of our individual and collective identity. In addition, the narratives indicate the Science Club as an appropriate area, which in institutional history, can make a difference in the training path of children, youth and future teachers, the becoming of how our life is influenced by the institutions in which we have passed, in special, which deals about what we learned and what we teach. |
Palavras-chave: | Clube de Ciências da UFPA Docência Percursos formativos Educação científica Pesquisa narrativa The UFPA Science Club Teaching Formative route Scientific education Narrative inquiry |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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