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Tipo: Tese
Data do documento: 19-Nov-2019
Autor(es): BRITTO, Victor Hugo Chacon
Afiliação do(s) Autor(es): Colégio Tenente Rêgo Barros
Primeiro(a) Orientador(a): GUERRA, Renato Borges
Primeiro(a) coorientador(a): ANDRADE, Roberto Carlos Dantas
Título: Os momentos didáticos e a avaliação formativa
Citar como: BRITTO, Victor Hugo Chacon. Os momentos didáticos e a avaliação formativa. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2019. 139 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13996. Acesso em:.
Resumo: Esta comunicação de pesquisa trata da problemática da avaliação escolar em matemática, assumindo esta como um problema da profissão docente com matemática no Ensino Básico. O enfrentamento desta se dá no contexto da avaliação formativa de tal modo que o saber possa ser construído na imbricação da tríade ensino-aprendizagem-avaliação, considerando as condições e restrições advindas do saber e das instituições em que ele vive, assim insere-se no Programa Epistemológico de Pesquisa em Didática das Matemáticas, mais precisamente no quadro da Teoria Antropológica do Didático, em que os Momentos Didáticos articulados com pressupostos da avaliação formativa possibilitaram propor um modelo para avaliação denominado de Avaliação Formativa Didático-Matemática. Este modelo se estabeleceu como resposta ao questionamento: De que maneira o professor pode realizar a avaliação formativa relativa ao saber matemático ensinado em sala de aula, no sentido de avaliar a aprendizagem no processo de ensino? Para tanto, desenvolveu-se um Percurso de Estudo e Pesquisa que gerou sistemas auxiliares ao redor dos quais se constituiu o Percurso de Estudo e Pesquisa em uma Comunidade de Práticas Docentes que provocou a vivência do modelo avaliativo como prática docente com os alunos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de um sistema de tarefas para o estudo da Geometria Analítica. A análise praxeológica em complexidade crescente foi assumida como referência para analisar as produções advindas da comunidade de práticas e da sala de aula, em que se evidenciou os momentos cruciais de avaliação, as comunicações e os feedbacks na perspectiva da regulação do processo de estudo no enfrentamento dos tipos de tarefas e técnicas.
Abstract: This overview research references to the problematics of scholar evaluations in mathematics, presuming this as a matter of the teaching staff with mathematics in basic studies. The confrontation of the problem in the context of formative evaluation in the way that the knowledge can be built in the interweaving of triad teaching-learning-evaluation, considering as conditions and restrictions resulting of the knowledge and institutions that it lives. that way it was insert in the Research Epistemological Program in mathematics’ didactics, more precisely in Anthropologic Theory of Didactic, which the didactic moments articulated with presumptions of formative evaluation enabled proposing a model’s evaluation named as Formative Evaluation Didactic-Mathematic. This structure establish itself as answer to the questioning: in what way the professor can realize a formative evaluation relative to the mathematic knowledge taught in class, in the sense of evaluate the learning in the schooling? therefore it was developed a Path of Study and Research, which resulted in systems aids around those it was represented the Path of Study and Research on a Community of Educational Practice what motivated the experience of the evaluative model as educational technique with the students in the class room, through development of a tasks system to the study of analytical geometry. The praxeological analyses in growing difficult was assumed as reference to analyse the productions arising of community of practices and class room, in what it was emphasize the crucial moments of evaluation, the communications and feedbacks in the perspective of regulation of study’s process in confrontation of tasks and techniques types.
Palavras-chave: Avaliação formativa
Matemática
Teoria antropológica do didático
Prática docente
Geometria analítica
Formative evaluation
Mathematic
Anthropological theory of didactic
Educational practice
Analytical geometry
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

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