Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14003
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 2017
Autor(es): FORMIGOSA, Marcos Marques
LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de
SILVA, Carlos Aldemir Farias da
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Um navegar pelos saberes da tradição na Amazônia ribeirinha por meio da Etnomatemática
Título(s) alternativo(s): An exploration of traditional knowledge of the Amazon riverside through Ethnomathematics
Citar como: FORMIGOSA, Marcos Marques; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; FARIAS, Carlos Aldemir. Um navegar pelos saberes da tradição na Amazônia ribeirinha por meio da Etnomatemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, online, v. 10, n. 1, p. 88-100, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14003. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa investigou como os saberes da tradição dos ribeirinhos podem contribuir para um ensino de matemática educativo, sem que esses saberes estejam condicionados a um conceito matemático institucionalizado da escola. A pesquisa de campo fundamentou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, desenvolvida em três, das setenta e duas ilhas existentes em Abaetetuba, Estado do Pará, Brasil, onde obteve-se as informações por meio de conversas formais e informais, registradas por meio de fotografias e áudios, junto aos freteiros, sujeitos ribeirinhos que navegam pelos rios que cortam essas ilhas prestando serviços de transporte de passageiros e cargas. Tendo como aporte teórico D’Ambrosio (1996; 2001; 2004); Santos (2003); Almeida (2010); Cunha (2007); Farias (2006); Bicudo (2005), Brasil (1998) e Morin (2010). A pesquisa aponta que o contexto sociocultural das ilhas de Abaetetuba, possui muitos saberes de natureza social, política, religiosa e de produção que podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas. Alguns desses saberes caminham lado a lado com os saberes escolares, estabelecendo possíveis diálogos, principalmente os que são perceptíveis ao olhar, ao visual. Mas, existem outros saberes que caminham em paralelo, os quais são passíveis de pouca identificação e, sobretudo, de uma certa irrelevância recebida pela ambiência escolar.
Abstract: This research investigates how the riverine knowledge tradition may contribute to math education, even if this knowledge is conditioned to a mathematical concept institutionalized in schools. The field research was based on the assumptions of qualitative research and it was was developed in three of the seventy-two existing islands of Abaetetuba State, Pará/Brazil, where the information was obtained through formal and informal conversations, registered in pictures and audios with the people who do freights and riverine inhabitant who make their living crossing the rivers in these islands; this project is informed by the theoretical contributions of D'Ambrosio (1996; 2001; 2004); Santos (2003); Almeida (2010); Cunha (2007); Farias (2006); Bicudo (2005), Brasil (1998) and Morin (2010). The research shows that the sociocultural context of Abaetetuba Islands has significant social, political, and religious knowledge production that may contribute to the teaching and learning of the mathematics process in schools. Some of this knowledge goes hand in hand with scholarly knowledge, establishing possible dialogues, particularly those that are noticeably visible. Nonetheless there are other kinds of parallel knowledge, which are likely to be poorly identified, and above all, a certain irrelevance received by the school environment.
Palavras-chave: Saberes da tradição
Identidade ribeirinha
Ilhas de Abaetetuba
knowledge
Riverside identity
Abaetetuba Islands
Título do Periódico: Revista Latinoamericana de Etnomatemática
ISSN: 2011-5474
País: Colombia
Instituição: Universidad de Nariño
Sigla da Instituição: UDENAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/342
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_NavegarSaberesTradicao.pdf188,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons