Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14004
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Dez-2019 |
Autor(es): | CORDEIRO, Leonardo Zenha CORREA, Juliane FORMIGOSA, Marcos Marques |
Afiliação do(s) Autor(es): | CORDEIRO, L. Z.; FORMIGOSA, M. M. Universidade Federal do Pará |
Título: | Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza |
Título(s) alternativo(s): | Ciberculture and teaching of science: contextual issues from the discipline technology of information and communication (icts) in the course of education of the field - emphasis in natural sciences |
Citar como: | CORDEIRO, Leonardo Zenha; CORREA, Juliane; FORMIGOSA, Marcos. Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza. Boletim GEPEM (Online), n. 75, jul./dez. 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14004. Acesso em:. |
Resumo: | O texto aborda o ensino de ciências, tendo como referência as transformações sociais e técnicas a partir da realidade dos estudantes do curso de Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), entendendo a cibercultura como um dos elementos fundamentais para pensar o ensino e suas mudanças no período atual. A proposta faz parte de reflexões a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tendo como pano de fundo as implicações destas no ensino de Ciências, uma das disciplinas em que os egressos desse curso podem atuar. O texto busca explicitar elementos conceituais e contextuais nesse campo de estudos, cibercultura e ensino de Ciências presentes na Educação do Campo, diante da convivência diária nas salas de aula e fora dela, especialmente no curso de licenciatura , que está em execução na região da rodovia Transamazônica e Rio Xingu, Oeste do estado do Pará. As reflexões apontam como elemento inovador nos processos educativos a não separação dos tempos de aprendizagem, nos processos formais dos informais, ou tempo escola e tempo comunidade dentro do curso superior potencializados com o uso das TICs. |
Abstract: | The text approaches the teaching of science, taking as reference the social and technical changes from the reality of the students of the Course of Field Education (emphasis in Nature Sciences), understanding the cyberculture as one of the fundamental elements to think about teaching and its changes in the current period. The proposal is part of a reflection based on the subject of Information and Communication Technology (ICTS), having as background the implications of these in the teaching of science, one of the disciplines that graduates of this course can act. The text seeks to make explicit conceptual and contextual elements in this field of study, cyberculture and science teaching present in the field education, in face of daily living in and outside the classroom, especially in the undergraduate course in Field Education, which is underway in the region of the Transamazônica highway and Xingu River, west of the state of Pará.The reflections point to the non-separation of school time and community time in the learning processes as an innovative element that is enhanced through the use of ICTs. |
Palavras-chave: | Cibercultura Ensino de ciências Educação do campo Tecnologías da informação e comunicação (TIC) Cyberculture Teaching of science Field education Information and communication technologies (ICT) |
Título do Periódico: | Boletim GEPEM (Online) |
ISSN: | 2176-2988 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da Instituição: | UFRRJ |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/99 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - FACETNO/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CiberculturaEnsinoCiencias.pdf | 283,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons