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Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2019
Autor(es): TENÓRIO, Walcinéia Duarte
FORMIGOSA, Marcos Marques
ROCHA, Carla Giovana Souza
SANTANA, Ronaldo Henrique
Afiliação do(s) Autor(es): FORMIGOSA, M. M.; ROCHA, C. G. S.; SANTANA, R. H. Universidade Federal do Pará
Título: A formação e atuação docente na disciplina de ciências em escolas do campo na Amazônia Paraense
Título(s) alternativo(s): The formation and teaching performance in the science discipline in rural schools in Amazonia Paraense
Citar como: TENÓRIO, Walcinéia Duarte et al. A formação e atuação docente na disciplina de ciências em escolas do campo na Amazônia Paraense. Revista Insignare Scientia, online, v.2, n. 4, p. 158-179, set./dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14011. Acesso em:.
Resumo: Uma boa formação docente implica no processo de ensino e aprendizagem que qualifique e direcione o profissional para atuar em sua área de formação, mas não é raro encontrarmos professores em exercícios sem a formação na área, sobretudo nas escolas do Campo. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar os reflexos da ausência de formação específica na atuação de docentes na disciplina de Ciências em escolas do campo, no município de Porto de Moz, Pará. Os interlocutores da pesquisa foram três professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental com a disciplina de Ciências em escolas do campo. Além da observação e diário de campo, realizamos entrevistas, a partir de um roteiro com perguntas semiestruturadas, que, a posteriori, foram gravadas e transcritas. Esses dados foram analisados numa perspectiva qualitativa, onde identificamos que a predominância de professores sem formação na área de Ciências, falta de formação pedagógica e de apoio oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, além de um quadro que revela a precarização do trabalho dos educadores que atuam no campo.
Abstract: Good teacher education implies the teaching and learning process that qualifies and directs the professional to work in their area of training, but it is not uncommon to find teachers in exercises without training in the area, especially in rural schools. This work has as its general objective to analyze the reflexes of the lack of specific formation in the performance of teachers in the discipline of Sciences in rural schools, of Porto de Moz, Pará. The interlocutors of the research were three teachers who work in the final years of elementary school with the discipline of science in rural schools. In addition to observation and field diary, interviews were conducted from a script with semi-structured questions, which were later recorded and transcribed. These data were analyzed from a qualitative perspective, where it was identified that the predominance of teachers without training in Sciences, lack of pedagogical training and support offered by the Municipal Education Department of the, in addition to a framework that reveals the precariousness of work of educators working in the field.
Palavras-chave: Qualificação docente
Ciências da natureza
Educação do campo
Classes multisseriadas
Teaching qualification
Natural sciences
Rural education
Multigrade classes
Título do Periódico: Revista Insignare Scientia
ISSN: 2595-4520
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11021
Identificador DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11021
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