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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14018
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 10-Nov-2017 |
Autor(es): | FERREIRA, Aracelli Suzane Andrade |
Primeiro(a) Orientador(a): | SOEIRO, Newton Sure |
Título: | Diagnóstico numérico em embarcações de atendimento de atendimento médico-hospitalar visando à otimização vibro-acústica |
Título(s) alternativo(s): | Numerical diagnosis in medical-hospital care vessels aiming at vibro-acoustic optimization |
Citar como: | FERREIRA, Aracelli Suzane Andrade. Diagnóstico numérico em embarcações de atendimento médico-hospitalar visando a otimização vibro-acústica. Orientador: Newton Sure Soeiro. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14018. Acesso em:. |
Resumo: | A utilização de embarcações para atendimento hospitalar tem sido um dos principais meios utilizados algumas prefeituras pertencentes aos estados da Amazônia Legal para levar assistência médica e odontológica para comunidades situadas em localidades distantes. Essas embarcações foram denominadas pelo Ministério da Saúde de Unidades Básicas de Saúde Fluvial (UBSF). O projeto dessas unidades, entretanto, é diferenciado, em muitos aspectos, pois prevê a instalação de equipamentos não presentes nas demais embarcações convencionais. Além disso, o serviço desempenhado nessas unidades necessita de condições vibro-acústicas satisfatórias de modo que os profissionais de saúde possam executar os procedimentos corretamente. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise numérica através do Método de Elementos Finitos para avaliar as propriedades modais e acústicas da embarcação de atendimento médico. O trabalho contemplou duas análises: modal e acústica. Na análise modal, foram considerados como objetos de estudo o eixo, hélice e a própria estrutura da UBSF, pois estas são as principais fontes de excitação. Já a análise acústica buscou averiguar as principais fontes de emissão de ruído e a sua propagação no interior da UBSF. Nesta segunda análise, foi possível prever o nível de pressão sonora global e em bandas de oitava no interior da embarcação. Foram utilizados os softwares Ansys e Comsol para as análises modal e acústica, respectivamente. Após as análises, comparou-se os dados obtidos com as principais normas nacionais e internacionais relacionadas ao assunto. Os resultados encontrados neste estudo demonstraram que o modelo de referência proposto pelo Ministério da Saúde não atendeu aos critérios estabelecidos pelas normas. Propõe-se, assim, como soluções para atenuar os efeitos indesejados oriundos dos fenômenos vibro-acústicos a utilização de materiais com propriedades absorvedoras e aumento na rigidez estrutural da embarcação. Tais medidas permitiriam oferecer aos usuários e tripulantes melhorias no conforto e nas condições de prestação dos serviços de atenção básica da saúde. |
Abstract: | The use of vessels for hospital care has been one of the main means used by some prefectures belonging to the states of the Legal Amazon to take medical and dental care to communities located in distant locations. These vessels were named by the Ministry of Health of Basic Units of Fluvial Health (UBSF). The design of these units, however, is differentiated in many ways, since it provides for the installation of equipment not present in other conventional vessels. In addition, the service performed in these units requires satisfactory acoustic-vibro-conditions so that health professionals can perform the procedures correctly. This work aims to perform a numerical analysis through the Finite Element Method to evaluate the modal and acoustic properties of the medical service vessel. The work contemplated two analyzes: modal and acoustic. In the modal analysis, the axis, propeller and the structure of the UBSF were considered as objects of study, as these are the main sources of excitation. The acoustic analysis sought to ascertain the main sources of noise emission and its propagation within the UBSF. In this second analysis, it was possible to predict the overall sound pressure level and octave bands inside the vessel. The Ansys and Comsol softwares were used for the modal and acoustic analysis, respectively. After the analyzes, the data obtained with the main national and international standards related to the subject were compared. The results found in this study demonstrated that the reference model proposed by the Ministry of Health did not meet the criteria established by the norms. It is proposed, therefore, as solutions to attenuate the undesired effects from the acoustic-acoustic phenomena, the use of materials with absorptive properties and increase in the structural rigidity of the vessel. Such measures would allow users and crew members to improve the comfort and conditions of basic health care services. |
Palavras-chave: | Análise modal Análise acústica Método de elementos finitos Embarcações - Vibração Embarcações - Ruído Modal analysis Acoustics analysis Finite element method Vessels - Vibration Vessels - Noise |
Área de Concentração: | TRANSPORTE AQUAVIÁRIO |
Linha de Pesquisa: | TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA HIDROVIÁRIA E PORTUÁRIA |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet, via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Engenharia Naval (Mestrado) - PPGENAV/ITEC |
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