Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14062
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 2021
Autor(es): NOVAES, Antônia Correa
SOUSA, Deusa Maria de
FORMIGOSA, Marcos Marques
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Educação do campo: uma análise do processo de fechamento de uma escola do campo em Abaetetuba, Estado do Pará
Título(s) alternativo(s): Rural educations: an analysis of the closing process in a field school in Abaetetuba, State of Pará
Edicación rural: análisis del proceso de cierre en una escuela rural en Abaetetuba, Estado de Pará
Citar como: NOVAES, Antônia Correa; SOUSA, Deusa Maria de; FORMIGOSA, Marcos Marques. Educação do campo: uma análise do processo de fechamento de uma escola do campo em Abaetetuba, Estado do Pará. Periferia, online, v. 13, n. 1, p, 177-195, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2021.54613. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14062. Acesso em:.
Resumo: O fechamento de escolas multisseriadas no Brasil tem sido constante nos últimos anos e amplia o modelo de nucleação que ocorre nesse sistema. O artigo analisa como aconteceu o processo de fechamento de uma escola do campo em Abaetetuba (PA) e suas implicações para a comunidade onde estava inserida. A pesquisa seguiu os pressupostos metodológicos da história oral, com entrevista a quatro moradores da localidade, numa perspectiva qualitativa. Evidenciamos, ainda, que a extinção da escola do campo não levou em consideração os impactos que poderiam ocasionar às famílias dos alunos das turmas de multissérie, os quais tiveram que aderir ao uso do transporte escolar, que necessita de uma fiscalização e melhorias, no intento de evitar o êxodo rural.
Abstract: The closure of multisert schools in Brazil has been constant in recent years, and it expands the nucleation model that occurs in this system. The article analyzes how the closure process took place in a field school in Abaetetuba (PA) and its implications in the community where it was inserted. The research has followed the methodological assumptions of oral history, with interviews with four local residents, from a qualitative perspective. We also present that the extinction of the field school did not consider the impacts that could cause to students` families of multigrade classes, who had to join to the use of school transportation, which requires supervision and improvement, in order to avoid the rural exodus.
Resumen: El cierre de escuelas multigrados en Brasil ha sido constante en los últimos años, y amplía la técnica de nucleación que se produce en este sistema. El artículo analiza cómo se llevó a cabo el proceso de cierre de una escuela rural en Abaetetuba (PA) y sus implicaciones en la comunidad donde se insertó. La investigación siguió los supuestos metodológicos de la historia oral, con entrevistas con cuatro residentes locales, desde una perspectiva cualitativa. También demostramos que la extinción de la escuela rural no tuvo en cuenta los impactos que podían causar a las familias de los estudiantes de las clases multigrado, que tenían que adherirse al uso del transporte escolar, que requiere supervisión y mejora, para evitar el éxodo rural.
Palavras-chave: Educação do campo
Escolas multisseriadas
Nucleação de escolas
Rural education
Multisert schools
Nucleation of schools
Título do Periódico: Periferia
ISSN: 1984-9540
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da Instituição: UERJ
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/54613
Identificador DOI: 10.12957/periferia.2021.54613
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducacaoCampoAnalise.pdf265,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons