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Tipo: Tese
Data do documento: 8-Fev-2022
Autor(es): MOTA, Alves Mota
Primeiro(a) Orientador(a): ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
Título: Dança Sensorial: metodologias de ensino e aprendizagem e sua aplicação em um processo de criação em dança para pessoa com deficiência visual
Citar como: MOTA, Marina Alves. Dança Sensorial: metodologias de ensino e aprendizagem e sua aplicação em um processo de criação em dança para pessoa com deficiência visual. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2022. 165 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14073. Acesso em:.
Resumo: O objetivo deste estudo é criar metodologias sensoriais de ensino e aprendizagem aplicadas a um processo de criação em dança desenvolvido com dançarinos que possuem deficiência visual. Os conceitos que balizam a pesquisa são: o háptico a partir de Ingold (2015) e Deleuze e Guattari (1997) e a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty (2011). O processo de criação poética ocorreu nas dependências da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), com a execução de laboratórios de experimentação e criação em dança em dois grandes eixos: 1. A Dança háptica e 2. O Corpo sonoro, ambos pautados em vivências em dança com a exploração dos sentidos remanescentes dos sujeitos da pesquisa, bem como a aplicação das metodologias advindas desses laboratórios no espetáculo Corpus Sensorialis. A análise conta com dois sujeitos, quais sejam um dançarino cego e uma dançarina com baixa visão. O método de abordagem é o fenomenológico hermenêutico. A pesquisa de campo é alicerçada pelo procedimento de estudo de caso, e tem como técnicas de coleta de dados o uso de registros audiovisuais e fotográficos, entrevistas semiestruturadas e depoimentos verbalizados gravados em áudio durante os laboratórios e o espetáculo. A pesquisa poética e teórica, base deste estudo, ao investigar metodologias sensoriais no processo criativo em dança para pessoa com deficiência visual, trouxe como possibilidade a dança pensada e executada a partir da percepção háptica e sonora. Os laboratórios de criação mostram a urgência de se pensar nas especificidades, necessidades reais do sujeito. Emergiram dessas experiências algumas metodologias sensoriais no fazer dança para pessoa com deficiência visual, pautadas nas experiências corporais dos sujeitos dançarinos desta pesquisa. As proposições metodológicas experimentadas nos laboratórios de criação, ao serem aplicadas no processo de criação do espetáculo Corpus Sensorialis, evidenciaram uma forma de pensar e fazer a dança que contempla os sentidos remanescentes dos sujeitos dançarinos com deficiência visual. Propiciaram, também, um estar em cena de forma autônoma por parte dos dançarinos e despertaram nesses corpos percepções sensoriais no ato de dançar, significativas.
Abstract: This paper aim to create teaching and learning sensorial methodologies applied to a dance project developed with visually impaired dancers. The concepts that support this research are: the háptico from Ingold (2015) e Deleuze e Guattari (1977) and the Phénoménologie de la Perception from Merleau-Ponty (2011). The poetical process of creation happened in the Dance-theater School of the Federal University of Pará (ETDUFPA). The experimentation laboratories were executed considering two major areas: 1. The háptica dance and 2. The sonorous body, both based on the dance experience of the subjects of this research and the exploitation of their remaining senses, as well as the application of the resulting methodologies from experimentation laboratories in the spectacle Corpus Sensorialis. The analysis has two subjects, a blind dancer (man) and a low vision dancer (woman). The approach used is the hermeneutical-phenomenological. The field research is grounded by the study case. For data collection it was used audiovisual recordings, photographs; semi structured interviews and recorded statements, collected during the laboratories and spectacle. The poetical and theoretical research, the basis of this study, brought as a possibility planning and performing dance from an háptica and sonorous perception. The creation laboratories highlighted the urgency in considering the real necessities of the visually impaired dancers. From these experiences, emerged some sensorial methodologies when planning and performing dance with visually impaired dancers. These methodologies are based on their bodily experiences. The methodological propositions, tested in the creation laboratory, were applied in the spectacle Corpus Senrorialis and it demonstrated a way of planning and performing dance that contemplate the reminiscence senses of visually impaired dancers. In addition, it fostered a more autonomous performance form the dancers that developed significantly sensorial perceptions.
Palavras-chave: Dança - Pará
Pessoas com deficiência visual
Dança - Estudo e ensino - Metodologia
Dança - processo criativo
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

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