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Tipo: Tese
Fecha de publicación : 14-feb-2022
Autor(es): SOARES, Fernando Augusto Hage
Primer Orientador: MARTINS, Benedita Afonso
Título : Imagens na história do vestuário : cânones e sintomas na obra Três Séculos de Modas (1923)
Citación : SOARES, Fernando Augusto Hage. Imagens na história do vestuário: cânones e sintomas na obra Três Séculos de Modas (1923). Orientadora: Benedita Afonso Martins. 2022. 340 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14074. Acesso em:
Resumen: Esta tese busca empreender uma análise sobre a escrita ilustrada do vestuário, destacando o papel das imagens neste campo de estudos. A pesquisa teve como objeto disparador de questionamentos o livro Três Séculos de Modas, de João Affonso, publicado em 1923, que teve suas imagens analisadas por meio de sintomas presentes no seu conjunto de 56 ilustrações autorais. O texto divide-se em quatro sessões: a primeira é dedicada a elencar os principais sentidos teóricos que influenciaram o processo crítico e investigativo, analisando aspectos sobre a roupa e sua visualidade, concepções históricas do campo da arte e do vestuário, noções de anacronismo nas imagens e a montagem como método. A partir destas bases, a segunda parte trata de acessar dados sobre os cânones da história do vestuário, discutidos por diversas/os autoras/es, mapeando um conjunto de 35 obras localizadas em acervos digitais referenciadas para consulta, que foram divididas nas seguintes categorias: livros de roupas, livros de trajes, gravuras e costumes, livros românticos/historicistas, livros modernos. Na terceira parte chega-se à análise da obra pioneira no Brasil, apresentando considerações sobre sua difusão, localizando seus personagens e o livro dentro da historiografia prévia, a fim de realizar a análise de suas imagens via processo de montagem, onde foram examinados sintomas identificados no conjunto de ilustrações (pela percepção de posturas, gestos, objetos, silhuetas), que geraram as categorias de interpretação a seguir: Blindado; Expressivo; Gracejo; Estar na Moda; Mulher Essencial; Confortável; Conformista; Janota Moderno. Tais categorias demonstram formas de representação de emoções e mentalidades sobre a moda em Três Séculos de Modas, podendo ser entendidas como sobrevivências, que tiveram seus aspectos discorridos no texto e poderão ser utilizadas em outras pesquisas. Ao fim, no último tópico, foi realizada uma abordagem histórica sobre os livros ilustrados de história do vestuário publicados no Brasil, com destaque para alguns títulos de autores brasileiros e estrangeiros, indo em direção aos intitulados guias visuais, e finalizando a tese com uma listagem cronológica que busca elencar o conjunto de publicações deste campo de estudo no Brasil até 2019.
Resumen : This thesis seeks to undertake an analysis of the illustrated clothing history, highlighting the role of images in this field of study. The research had as a triggering object for questions the book Três Séculos de Modas/Three Centuries of Fashions, by João Affonso, published in 1923, whose images were analyzed through symptoms present in its set of 56 authorial illustrations. The text is divided into four sections: the first is dedicated to listing the main theoretical meanings that influenced the critical and investigative process, analyzing aspects of clothing and its visual aspects, historical conceptions in the field of art and clothing, notions of anachronism and assembly as a method. From these bases, the second part deals with accessing data on the canons of clothing history, discussed by several authors, mapping a set of 35 works located in digital collections referenced for consultation, which were divided into the following categories: clothing books, costume books, prints and customs, romantic/historicist books, modern books. In the third part, the analysis of the pioneering work in Brazil is presented, presenting considerations about its diffusion, locating its characters and the book within the previous historiography, in order to carry out the analysis of its images via the assembly process, where identified symptoms were examined in the set of illustrations (by the perception of postures, gestures, objects, silhouettes), which generated the following interpretation categories: Armored; Expressive; Grace; Fashionable; Essential Woman; Comfortable; Conformist; Modern Dandy. Such categories demonstrate ways of representing emotions and mentalities about fashion in Três Séculos de Modas, which can be understood as survivals, which had their aspects discussed in the text and could be used in other research. Finally, in the last topic, a historical approach was carried out on the illustrated books of clothing history published in Brazil, highlighting some titles by Brazilian and foreign authors, moving towards the so-called visual guides, and ending the thesis with a chronological analysis that seeks to list the set of publications in this field of study in Brazil until 2019.
Palabras clave : Historiografia - Vestuário
Moda - Imagem
Nascimento, João Affonso
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ARTES
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

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