Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14082
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | 2017 |
Autor(es): | RIBEIRO, Maria Suellen de Sousa Sá OLIVEIRA, Diozete de RIBEIRO, Madison Rocha |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Indicadores de qualidade na avaliação educacional: um estudo na Escola Francisco Espinheiro Gomes em Castanhal/PA |
Citar como: | RIBEIRO, Maria Suellen de Sousa Sá; OLIVEIRA, Diozete de; RIBEIRO, Madison Rocha. Indicadores de qualidade na avaliação educacional: um estudo na Escola Francisco Espinheiro Gomes em Castanhal/PA. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 439-445. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14082. Acesso em:. |
Resumo: | O artigo discute o uso de indicadores da qualidade da educação na auto avaliação da EMEF Francisco Espinheiro em Castanhal-Pará. Trata-se do resultado de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, que teve como finalidade conhecer como a referida escola utilizou os indicadores da qualidade da educação em seu processo de auto avaliação. Para a coleta das informações utilizou-se da entrevista estruturada com um membro do corpo gestor da escola. Os resultados evidenciam que a referida escola nunca fez uma auto avaliação utilizando indicadores de qualidade. Há, entretanto, uma intenção de realizar tal processo, de caráter participativo, incluindo os seguintes indicadores: ambiente educativo; disciplina; respeito ao outro; avaliação dos profissionais da escola; mecanismos de avaliação dos alunos e ambiente físico escolar. Desse modo, infere-se que grande parte das escolas públicas brasileiras não tem a prática de se auto avaliarem como forma de gestar a qualidade da educação escolar. |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Indicadores de qualidade Gestão escolar |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos |
Eixo Temático: | Gestão e Políticas Educacionais |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017#h.p_DeT5BDCwLgr_ |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CCAST |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_IndicadoresQualidadeAvaliacao.pdf | 212,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons