Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14082
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: 2017
Autor(es): RIBEIRO, Maria Suellen de Sousa Sá
OLIVEIRA, Diozete de
RIBEIRO, Madison Rocha
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Indicadores de qualidade na avaliação educacional: um estudo na Escola Francisco Espinheiro Gomes em Castanhal/PA
Citar como: RIBEIRO, Maria Suellen de Sousa Sá; OLIVEIRA, Diozete de; RIBEIRO, Madison Rocha. Indicadores de qualidade na avaliação educacional: um estudo na Escola Francisco Espinheiro Gomes em Castanhal/PA. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 439-445. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14082. Acesso em:.
Resumo: O artigo discute o uso de indicadores da qualidade da educação na auto avaliação da EMEF Francisco Espinheiro em Castanhal-Pará. Trata-se do resultado de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, que teve como finalidade conhecer como a referida escola utilizou os indicadores da qualidade da educação em seu processo de auto avaliação. Para a coleta das informações utilizou-se da entrevista estruturada com um membro do corpo gestor da escola. Os resultados evidenciam que a referida escola nunca fez uma auto avaliação utilizando indicadores de qualidade. Há, entretanto, uma intenção de realizar tal processo, de caráter participativo, incluindo os seguintes indicadores: ambiente educativo; disciplina; respeito ao outro; avaliação dos profissionais da escola; mecanismos de avaliação dos alunos e ambiente físico escolar. Desse modo, infere-se que grande parte das escolas públicas brasileiras não tem a prática de se auto avaliarem como forma de gestar a qualidade da educação escolar.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Indicadores de qualidade
Gestão escolar
Título do Periódico: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
Tema: Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos
Eixo Temático: Gestão e Políticas Educacionais
ISSN: 2595-5306
País: Brasil
Instituição: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017#h.p_DeT5BDCwLgr_
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CCAST

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_IndicadoresQualidadeAvaliacao.pdf212,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons