Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14086
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 28-Jan-2022 |
Autor(es): | SALES, Valéria Fernanda Sousa |
Primeiro(a) Orientador(a): | SANTA BRÍGIDA JÚNIOR, Miguel de |
Título: | Saudades, Reencontros e Manicuera: espetacularidades entrecruzadas de afeto na Iluminação dos Mortos em Curuçá-PA |
Citar como: | SALES, Valéria Fernanda Sousa. Saudades, Reencontros e Manicuera: espetacularidades entrecruzadas de afeto na Iluminação dos Mortos em Curuçá-PA. Orientador: Miguel de Santa Brígida. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14086. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo compreende a alteridade que vivenciei no cemitério São Bonifácio e Bosque da Igualdade com biscateiros, famílias enlutadas, vendedoras de manicuera, de doces de tapioca, de grinaldas de flores e com os praticantes da Iluminação dos Mortos em Curuçá-PA nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021. Vivência que trouxe à luz o corpo da pesquisa em suas dimensões econômicas, sociais, simbólicas e de pertencimento como etapa importante para a saída do luto e o apaziguamento entre vivos e mortos. Com o mergulho epistemológico na Etnocenologia, enquanto Etnocenóloga de Ritos Fúnebres, adenso as discussões sobre espetacularidades apresentando o corpo-cemitério, territorialidade habitada por mortos que possuem vizinhos de sepultura, zeladores de túmulos e biscateiros (trabalhadores exclusivos para construção, pintura, limpeza e identificação de casas-túmulo) – nomenclatura própria do fenômeno e que compreendo como um papel social dentro das Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados (Armindo Bião). Na Iluminação dos Mortos, os túmulos são enfeitados com grinaldas de flores, velas são acesas e preces são realizadas pelos praticantes que desfilam seus estilos escolhidos para aquela ocasião em um verdadeiro Cemitério Fashion, com camisas personalizadas homenageando o morto familiar, sendo o corpo, o templo do afeto (Miguel Santa Brigida) para honrar seus antepassados. Para desenterrar as concepções que cercam a mudança de mentalidade sobre a morte de si mesmo para a morte do outro (Philippe Àries), pelo deslocamento do espaço geográfico da igreja cemitério para o cemitério secular, na secularização da morte em Curuçá-PA, movi meus estudos para a igreja histórica da Ordem Terceira do Carmo em Sabará – MG, por ainda conservar indícios de igreja cemitério. Assim, apresento como contribuição epistemológica o Campo Movente, noção que possibilita ao pesquisador mover seus estudos para outro campo/corpo que abriga semelhanças históricas, territoriais, simbólicas e/ou de pertencimento para a compreensão do fenômeno estudado. Na trajetividade desta pesquisa, enfrentei a morte do meu pai em 2019, passei pela compreensão do luto, acompanhei os curuçaenses que se reconectaram aos seus entes queridos através de preces e velas acesas em quintais e cruzeiros do município durante a Pandemia de Covid-19. |
Abstract: | This study understands the otherness I experienced at the São Bonifácio and Bosque da Igualdade cemeteries with biscateiros, bereaved families, sellers of manicuera, tapioca sweets, flower wreaths and with practitioners of Illumination of the Dead in Curuçá-PA in 2017, 2018, 2019, 2020 and 2021. Experience that brought to light the body of the research in its economic, social, symbolic and belonging dimensions as an important step towards the solution of mourning and peace between the living and the dead. With the epistemological dip in Ethnocenology, as an Ethnocenologist of Funeral Rites, the discussions about Spectacularities presenting the cemetery-body, territoriality inhabited by the dead who have tomb neighbors, tomb caretakers biscateiros (exclusive workers for construction, painting, cleaning and identification of tomb-houses) – the phenomenon's own nomenclature, which I understand as a social role within Organized Spectacular Human Practices and Behaviors (Armindo Bião). In Illumination of the Dead, tombs are decorated with wreaths of flowers, candles are lit and prayers are performed by participants who parade their chosen styles for that occasion in a true Fashion Cemetery, with personalized shirts honoring the dead family, being the body, the temple of affection (Miguel Santa Brigida) to honor his ancestors. To unearth the conceptions that surround the change of mentality about the death of oneself to the death of the other (Philippe Àries), by the displacement of the geographic space from the church-cemetery to the cemetery-secular, in the secularization of death (Cláudia Rodrigues) in Curuçá -PA, I moved my studies to the historic Church of the Third Order of Carmo in Sabará – MG, as it still conserves signs of a church-cemetery. Thus, I present as an epistemological contribution the Moving Field, a notion that allows the researcher to move their studies to another field/body that houses historical, territorial, symbolic end/or belonging similarities for the understanding of the studied phenomenon. In the trajectory of this research, I faced the death of my father in 2019, I went through the understanding of mourning, I accompanied the people of Curuça who reconnected to their loved ones with prayers and lit candles in backyards and cruises in the municipality during the Covid-19 Pandemi. |
Résumé: | Cette étude comprend l'altérité que j'ai vécue dans les cimetières de São Bonifácio et Bosque da Igualdade avec des biscateiros boulots, des familles endeuillées, des vendeurs de manicuera, des biscuit au tapioca, des couronnes de fleurs et avec des praticiens de Illumination des morts à Curuçá PA en 2017, 2018, 2019, 2020 et 2021. Expérience qui a mis en lumière le corpus de la recherche dans ses dimensions économique, sociale, symbolique et d'appartenance comme une étape importante vers la solution du deuil et de la paix entre les vivants et les morts. Avec le plongeon épistémologique en spectacularités ethnocénologie, comme ethnocénologue des rites funéraires, les discussions sur les présentant le corps-cimetière, la territorialité habitée par les morts qui ont des voisins de tombe, les gardiens de tombes et les biscateiros (ouvriers exclusifs pour la construction, la peinture, le nettoyage et l'identification de maisons funéraires) – la propre nomenclature du phénomène, que je comprends comme un rôle social au sein des pratiques et comportements humains organisés spectaculaires (Armindo Bião). Dans Illumination des morts, les tombes sont décorées de couronnes de fleurs, des bougies sont allumées et des prières sont exécutées par les participants qui défilent les styles choisis pour cette occasion dans un véritable cimetière de la mode, avec des chemises personnalisées honorant la famille décédée, étant le corps, le temple de l'affection (Miguel Santa Brigida) pour honorer leurs ancêtres. Déterrer les conceptions entourant le changement de mentalité de la mort de soi à la mort de l'autre (Philippe Àries), en déplaçant l'espace géographique de l'église-cimetière au cimetière laïc, dans la sécularisation de la mort (Cláudia Rodrigues-) à Curuçá – PA, j'ai déplacé mon mes études vers l'église historique du Tiers-Ordre de Carmo à Sabará - MG, car elle conserve encore des traces d'une église-cimetière. Ainsi, je présente comme contribution épistémologique le Moving Field, une notion qui permet au chercheur de déplacer ses études vers un autre champ/corps qui recèle des similitudes historiques, territoriales, symboliques et/ou d'appartenance pour la compréhension du phénomène étudié. Dans la trajectoire de cette recherche, j'ai fait face à la mort de mon père en 2019, j'ai traversé la compréhension du deuil, j'ai accompagné les habitants de Curuça qui se sont reconnectés à leurs proches à travers des prières et des bougies allumées dans les arrière-cours et des croisières dans la municipalité pendant la pandémie de Covid-19. |
Palavras-chave: | Performance (Arte) - Curuçá (PA) Morte e funeral - Curuçá (PA) Etnocenologia Ritos e cerimônias fúnebres |
Área de Concentração: | ARTES |
Linha de Pesquisa: | TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_IluminacaoMortosCuruca.pdf | 16,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons