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Tipo: Dissertação
Data do documento: 9-Mar-2018
Autor(es): CRUZ, Fernando Costa da
Primeiro(a) Orientador(a): SOEIRO, Newton Sure
Título: Análise de esforços resultantes de impactos entre barcaças de comboios fluviais para modelagem de um sistema de amortecimento de choques utilizando teoria de análise multicorpos
Citar como: CRUZ, Fernando Costa da. Análise de esforços resultantes de impactos entre barcaças de comboios fluviais para modelagem de um sistema de amortecimento de choques utilizando teoria de análise multicorpos. Orientador: Newton Sure Soeiro. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Naval) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14115. Acesso em:.
Resumo: Nesta dissertação é realizada uma análise sobre o comportamento operacional de comboios de barcaças fluviais em regiões de navegação com presença de ondas, ventos e correntezas. É desenvolvido um estudo com o intuito de determinar os esforços solicitantes presentes nos elementos de amarração e nos pontos de contato entre barcaças de comboios quando estes navegam em condições perigosas de navegação. Um estudo teórico é realizado, identificando os principais movimentos de resposta de corpos flutuantes. Nesse caso, é desenvolvido um modelo utilizando o software ANSYS AQWA 17 para identificação dos níveis de esforços provindos de impactos entre barcaças que compõem as formações, bem como o grau e comportamento dos esforços de tração presentes nos cabos de amarração ao longo do tempo. Ademais, é utilizado um estudo prático como modelo comparativo de dados, sendo muito importante para a validação dos resultados alcançados pelo modelo computacional. Desta forma, o cenário proposto dentro do programa computacional descreve características ambientais para descrever o problema de navegação de maneira clara. Ao término deste trabalho os níveis dos esforços captados dentro do modelo computacional são apresentados, sendo divididos em dois modelos de comboios fluviais, um comboio com barcaças para transporte de soja e outro com barcaças para transporte de minério de ferro, sendo discriminados os locais das solicitações mais elevadas. Destaca-se ainda o papel desbravador deste trabalho, no que concerne aos problemas percebidos dentro da área de segurança operacional de comboios fluviais, utilizando para isso ferramentas de Elementos Finitos como ferramenta principal de avaliação.
Abstract: In this dissertation an analysis is performed on the operational behavior of river barges convoys in navigation regions with presence of waves, winds and currents. A study is carried out to determine the applicant forces present in the mooring elements and in the contact points between barges in flotillas when they are sailing in dangerous navigation conditions. A theoretical study is carried out, identifying the main response movements of floating bodies. In this case, a model is developed using the ANSYS AQWA 17 software to identify the stress levels from impacts between barges that make up the formations, as well as the degree and behavior of the tensile stresses present in the mooring ropes over time. In addition, a practical study is used as a comparative model of data, being very important for the validation of the results achieved by the computational model. In this way, the proposed scenario within the computational program describes environmental characteristics to describe the navigation problem in a clear way. At the end of this work the levels of effort captured within the computational model are presented, being divided into two models of fluvial flotillas, a convoy with barges for soybean transportation, and another with barges for the transport of iron ore, being discriminated the locations of the higher levels of effort. It is important to note the pioneering role of this work in relation to the problems perceived within the area of operational safety of fluvial flotillas, using Finite Element tools as the main evaluation tool.
Palavras-chave: Barcaças
Transporte
Ondas
Tensões
Comboio
Segurança
Barges
Transport
Waves
Stresses
Flotillas
Safety
Área de Concentração: ANÁLISE DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS NAVAIS
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Naval
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Aparece nas coleções:Dissertações em Engenharia Naval (Mestrado) - PPGENAV/ITEC

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