As classes verbais da língua Paresi (Aruák)

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2017-12

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Editora(s)

Museu Paraense Emílio Goeldi

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Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas

Citação

BRANDÃO, Ana Paula Barros. As classes verbais da língua Paresi (Aruák). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, online, v. 12, n. 3, p. 803-816, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222017000300008. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14119. Acesso em:.

DOI

10.1590/1981.81222017000300008
O objetivo deste artigo é descrever as classes de verbos em Paresi, uma língua Aruák, falada por aproximadamente 3.000 pessoas no estado do Mato Grosso, Brasil. Em Paresi, os verbos são classificados como intransitivos, transitivos e bitransitivos. Em geral, verbos intransitivos em línguas Aruák são subclassificados em intransitivos ativos e intransitivos estativos. A divisão no grupo de intransitivos é morfologicamente marcada, já que sujeitos de intransitivos estativos e objetos de transitivos são marcados da mesma forma, enquanto os sujeitos de transitivos recebem uma forma diferente. A maioria das línguas Aruák exibem alinhamento semântico, isto é, a seleção da marcação de concordância depende do parâmetro de eventividade. Em Paresi, a divisão nos intransitivos é morfologicamente marcada da seguinte forma: a) alguns intransitivos recebem a mesma marca de sujeito do que os transitivos (proclíticos do grupo A); b) outros intransitivos recebem uma marcação diferente (proclíticos do grupo B). Semanticamente, os verbos são classificados em agentivos e não agentivos. Os traços semânticos de [agentividade] e de [controle] têm um papel fundamental na assignação dos verbos a subclasses. Os dados foram coletados durante pesquisa de campo e a análise tem por base uma abordagem funcionalista-tipológica.

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BRANDÃO, Ana Paula Barros. As classes verbais da língua Paresi (Aruák). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, online, v. 12, n. 3, p. 803-816, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222017000300008. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14119. Acesso em:.