Pedagogia da alternância na formação de professores extrativistas: uma experiência na terra do meio, em Altamira/PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Estadual do Tocantins

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Humanidades e Inovação

Citação

PARENTE, Francilene de Aguiar; LOPES, Raquel da Silva; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. Pedagogia da alternância na formação de professores extrativistas: uma experiência na terra do meio, em Altamira/PA. Humanidades e Inovação, online, v. 7, n. 12, p. 63-77, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14124. Acesso em:.

DOI

O trabalho reflete sobre a alternância pedagógica em uma experiência de Formação de Professores Extrativistas da Terra do Meio/PA, que visou formar educadores para atuar nas escolas de reservas extrativistas desse território. As especificidades geográficas e socioculturais locais constituem elementos de debate acerca das práticas e ressignificações da alternância em formações voltadas para povos e comunidades tradicionais. Essas diferenciações em relação ao modelo clássico da pedagogia da alternância trazem novos sentidos à formação de professores para a diversidade e projetam outros olhares acerca da escolarização e dos seus efeitos na vida destes coletivos, particularmente no que tange à inclusão, acesso à cidadania e ao papel da educação escolar nestes contextos específicos.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

PARENTE, Francilene de Aguiar; LOPES, Raquel da Silva; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. Pedagogia da alternância na formação de professores extrativistas: uma experiência na terra do meio, em Altamira/PA. Humanidades e Inovação, online, v. 7, n. 12, p. 63-77, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14124. Acesso em:.