Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira-
dc.creatorFREITAS, Léia Gonçalves de-
dc.creatorOLIVEIRA, Cassiane de Nazaré da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-13T16:48:10Z-
dc.date.available2022-04-13T16:48:10Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.citationMILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves de; OLIVEIRA, Cassiane de Nazaré da Silva. Reflexões sobre as práticas avaliativas em uma creche no município de Altamira-PA. Zero-a-seis, online, v. 22, n. 41, p. 147-174, jan./jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22n41p147. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14126. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4512pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14126-
dc.description.abstractThe aim of this article is to reflect on the evaluation in kindergarten, as well as to identify how these evaluations are thought and organized in the context of the pedagogical work of the daycare Enchanted Dream. In this sense, we question: how are the evaluative practices being understood and materialized by the teachers in the teaching and learning process of young children? The methodology involved the application of a semi-structured interview with three teachers and the general coordinator of the kindergarten of the municipality under study. The documentary source was the evaluation form adopted by the Municipal Secretariat of Education and used by the teachers who, together with the interviews, indicated that these professionals have knowledge about the importance of evaluation in early childhood education, but have different positions and understandings about the existence and completion of the assessment sheets and the Individual Opinion that guide the assessment of children's learning; Some approve and others argue the need for adjustments regarding the aspects evaluated.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-04-13T11:30:24Z No. of bitstreams: 2 63148-Texto do Artigo em Submissão-257361-1-10-20200426.pdf: 19932001 bytes, checksum: 06a50f12044a1f5a47bf10ba5c9d2400 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-04-13T16:48:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 63148-Texto do Artigo em Submissão-257361-1-10-20200426.pdf: 19932001 bytes, checksum: 06a50f12044a1f5a47bf10ba5c9d2400 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-13T16:48:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 63148-Texto do Artigo em Submissão-257361-1-10-20200426.pdf: 19932001 bytes, checksum: 06a50f12044a1f5a47bf10ba5c9d2400 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.relation.ispartofZero-a-Seispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.source.urihttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2020v22n41p147pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectAprendizagens das criançaspt_BR
dc.subjectAvaliação na educação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEvaluation practicesen
dc.subjectPedagogical worken
dc.subjectChildren's learningen
dc.titleReflexões sobre as práticas avaliativas em uma creche no município de Altamira-PApt_BR
dc.title.alternativeReflections of evaluative practices in a nursery in the municipality of Altamira-PAen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFSCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7426651393268725pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4829920653020369pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4508039178351206pt_BR
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue41pt_BR
dc.citation.spage147pt_BR
dcterms.citation.epage174pt_BR
dc.identifier.doi10.5007/1980-4512.2020v22n41p147pt_BR
dc.description.resumoObjetiva este artigo refletir sobre a avaliação na Educação Infantil, bem como identificar como essas avaliações são pensadas e organizadas no contexto do trabalho pedagógico da Creche Sonho Encantado. Neste sentido, problematizamos: como as práticas avaliativas vêm sendo compreendidas e materializadas pelas docentes no processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas? A metodologia envolveu aplicação de entrevista semiestruturada com três professoras e a coordenadora geral de Educação Infantil do Município ora em estudo. A fonte documental foi a ficha de avaliação adotada pela Secretaria Municipal de Educação e utilizadas pelas professoras que, em conjunto com as entrevistas, nos indicaram que essas profissionais detêm conhecimentos sobre a importância da avaliação na Educação Infantil, porém, apresentam posicionamentos e compreensões diferenciadas sobre a existência e preenchimento das fichas avaliativas e do Parecer Individual que orientam a avaliação das aprendizagens infantis; sendo que algumas aprovam e outras defendem a necessidade de ajustes quanto aos aspectos avaliados.pt_BR
dc.description.affiliationMILÉO, I. S. O.; FREITAS, L. G. Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-7075-6503pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-1852-1106pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0639-5889pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ReflexoesPraticasAvaliativas.pdf19,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons