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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14129
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | 2021 |
Autor(es): | PARENTE, Francilene de Aguiar MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia |
Título(s) alternativo(s): | The Ethnodevelopment Course and differentiated and intercultural training: contributions in the educational, socio-political and cultural context of the Amazon |
Citar como: | PARENTE, Francilene de Aguiar; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia. Educar em Revista, online, v. 37, e78264, p. 1-22, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.78264. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14129. Acesso em:. |
Resumo: | O artigo analisa como o curso de Etnodesenvolvimento ofertado pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira tem contribuído na formação acadêmica, política e profissional de estudantes advindos de povos indígenas e comunidades tradicionais no contexto da Amazônia. Situa por meio de uma abordagem descritiva-analítica das experiências vivenciadas desde o processo de criação e organização do curso, a partir das políticas públicas de ações afirmativas no território brasileiro, bem como sua metodologia e os desafios enfrentados para sua efetivação, em decorrência das questões institucionais. As reflexões elaboradas evidenciam que o curso de Etnodesenvolvimento tem contribuído para ampliar as possibilidades de atuação e negociação política desses agentes sociais a partir de seus lugares de pertença coletiva, assim como para uma formação diferenciada que possibilita e instrumentaliza sua inserção profissional no campo educacional nos diferentes territórios da região amazônica. |
Abstract: | This article analyzes how the Ethnodevelopment course offered by the Universidade Federal do Pará [Federal University of Pará]/Altamira University Campus has contributed to the academic, political and professional training of students belonging to indigenous peoples and traditional communities in the context of the Amazon. It provides a descriptive-analytical approach to their experiences, starting with the process of the creation and organization of the course, based on affirmative public policies undertaken in Brazil, as well the course methodology and the challenges faced for the course to be implemented in the light of institutional issues. The reflections put forward show that the Ethnodevelopment course has contributed to expanding possibilities of action and political negotiation by these social agents based on their spaces of collective belonging, as well contributing to differentiated training that enables and instrumentalizes their inclusion as professionals in the field of education in the different territories of the Amazon region. |
Palavras-chave: | Etnodesenvolvimento Educação superior diferenciada Formação diferenciada Pertença Ethnodevelopment Differentiated higher education Differentiated training Belonging |
Título do Periódico: | Educar em Revista |
ISSN: | 1984-0411 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Paraná |
Sigla da Instituição: | UFPR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://www.scielo.br/j/er/a/GZy3Lvmgzkh6fdc7xt8BDkt/?lang=pt |
Identificador DOI: | 10.1590/0104-4060.78264 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - FACETNO/UFPA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Artigo_CursoEtnodesenvolvimentoFormacao.pdf | PORTUGUÊS | 396,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Article_EthnodevelopmentCourseDifferentiated.pdf | INGLÊS | 436,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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