Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14129
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: 2021
Autor(es): PARENTE, Francilene de Aguiar
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia
Título(s) alternativo(s): The Ethnodevelopment Course and differentiated and intercultural training: contributions in the educational, socio-political and cultural context of the Amazon
Citar como: PARENTE, Francilene de Aguiar; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia. Educar em Revista, online, v. 37, e78264, p. 1-22, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.78264. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14129. Acesso em:.
Resumo: O artigo analisa como o curso de Etnodesenvolvimento ofertado pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira tem contribuído na formação acadêmica, política e profissional de estudantes advindos de povos indígenas e comunidades tradicionais no contexto da Amazônia. Situa por meio de uma abordagem descritiva-analítica das experiências vivenciadas desde o processo de criação e organização do curso, a partir das políticas públicas de ações afirmativas no território brasileiro, bem como sua metodologia e os desafios enfrentados para sua efetivação, em decorrência das questões institucionais. As reflexões elaboradas evidenciam que o curso de Etnodesenvolvimento tem contribuído para ampliar as possibilidades de atuação e negociação política desses agentes sociais a partir de seus lugares de pertença coletiva, assim como para uma formação diferenciada que possibilita e instrumentaliza sua inserção profissional no campo educacional nos diferentes territórios da região amazônica.
Abstract: This article analyzes how the Ethnodevelopment course offered by the Universidade Federal do Pará [Federal University of Pará]/Altamira University Campus has contributed to the academic, political and professional training of students belonging to indigenous peoples and traditional communities in the context of the Amazon. It provides a descriptive-analytical approach to their experiences, starting with the process of the creation and organization of the course, based on affirmative public policies undertaken in Brazil, as well the course methodology and the challenges faced for the course to be implemented in the light of institutional issues. The reflections put forward show that the Ethnodevelopment course has contributed to expanding possibilities of action and political negotiation by these social agents based on their spaces of collective belonging, as well contributing to differentiated training that enables and instrumentalizes their inclusion as professionals in the field of education in the different territories of the Amazon region.
Palavras-chave: Etnodesenvolvimento
Educação superior diferenciada
Formação diferenciada
Pertença
Ethnodevelopment
Differentiated higher education
Differentiated training
Belonging
Título do Periódico: Educar em Revista
ISSN: 1984-0411
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Sigla da Instituição: UFPR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.scielo.br/j/er/a/GZy3Lvmgzkh6fdc7xt8BDkt/?lang=pt
Identificador DOI: 10.1590/0104-4060.78264
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FACETNO/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CursoEtnodesenvolvimentoFormacao.pdfPORTUGUÊS396,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Article_EthnodevelopmentCourseDifferentiated.pdfINGLÊS436,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons