Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14139
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2021
Autor(es): CORNELSEN, Élcio Loureiro
Título: Imagens do espaço urbano e da violência em canções da música popular
Título(s) alternativo(s): Images of urban space and violence in popular music songs
Citar como: CORNELSEN, Élcio Loureiro. Imagens do espaço urbano e da violência em canções da música popular. Margens, online, v. 15, n. 25, p. 35-54, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10684. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14139. Acesso em:.
Resumo: Este breve estudo tem por objetivo estabelecer uma relação entre espaço urbano e violência, e o modo como tal relação se faz presente em letras de canções da música popular. Foram selecionadas letras de quatro canções para comporem o corpus de análise: “De frente pro crime” (1975), de João Bosco, “Veraneio vascaína” (1986), do grupo Capital Inicial, “Periferia é periferia” (1997), do grupo Racionais MC’s, e “Minha alma” (1999), do grupo O Rappa. Partimos do conceito de violência, conforme proposto por Tânia Pellegrini enquanto “o uso da força para causar dano físico ou psicológico a outra pessoa”. O estudo evidenciou que o principal aspecto em comum entre as quatro canções é a crítica ao potencial de violência no espaço urbano brasileiro. Desse modo, tais questões podem ser entendidas também na chave do conceito de resistência, conforme postulado por Michael Foucault e, respectivamente, Alfredo Bosi.
Abstract: This brief study aims to establish a relationship between urban space and violence, and the way in which this relationship is present in the lyrics of popular music songs. Lyrics from four songs were selected to compose the corpus of analysis: “De frente pro crime” (1975), by João Bosco, “Veraneio vascaína” (1986), by the group Capital Inicial, “Periferia é periferia” (1997), by the group Racionais MC's, and “Minha alma” (1999), by the group O Rappa. We start from the concept of violence, as proposed by Tânia Pellegrini as “the use of force to cause physical or psychological harm to another person”. The study showed that the main aspect in common between the four songs is the criticism of the potential for violence in the Brazilian urban space. Thus, such issues can also be understood in the key of the concept of resistance, as postulated by Michael Foucault and, respectively, Alfredo Bosi.
Palavras-chave: Espaço urbano
Violência
Música popular
Resistência
Urban space
Violence
Popular music
Resistance
Título do Periódico: Margens
ISSN: 1982-5374
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/10684
Identificador DOI: 10.18542/mri.v15i24.10684
Aparece nas coleções:Artigos - Margens/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ImagensEspacoUrbano.pdf482,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons