Imagens do espaço urbano e da violência em canções da música popular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Margens

Citação

CORNELSEN, Élcio Loureiro. Imagens do espaço urbano e da violência em canções da música popular. Margens, online, v. 15, n. 25, p. 35-54, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10684. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14139. Acesso em:.

DOI

10.18542/mri.v15i24.10684
Este breve estudo tem por objetivo estabelecer uma relação entre espaço urbano e violência, e o modo como tal relação se faz presente em letras de canções da música popular. Foram selecionadas letras de quatro canções para comporem o corpus de análise: “De frente pro crime” (1975), de João Bosco, “Veraneio vascaína” (1986), do grupo Capital Inicial, “Periferia é periferia” (1997), do grupo Racionais MC’s, e “Minha alma” (1999), do grupo O Rappa. Partimos do conceito de violência, conforme proposto por Tânia Pellegrini enquanto “o uso da força para causar dano físico ou psicológico a outra pessoa”. O estudo evidenciou que o principal aspecto em comum entre as quatro canções é a crítica ao potencial de violência no espaço urbano brasileiro. Desse modo, tais questões podem ser entendidas também na chave do conceito de resistência, conforme postulado por Michael Foucault e, respectivamente, Alfredo Bosi.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CORNELSEN, Élcio Loureiro. Imagens do espaço urbano e da violência em canções da música popular. Margens, online, v. 15, n. 25, p. 35-54, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v15i24.10684. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14139. Acesso em:.