O lápis “cor da pele”, quem tem? Descrevendo experiências em relações raciais com crianças na educação infantil

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2017-12

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Editora(s)

Universidade Federal de Sergipe

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Revista Fórum Identidades

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PINHO, Vilma Aparecida de et al. O lápis “cor da pele”, quem tem? Descrevendo experiências em relações raciais com crianças na educação infantil. Revista Fórum Identidades, online, v. 25, n. 25,p. 123- 142. set./ dez. 2017. Disponivel em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14161. Acesso em: .

DOI

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada no interior dos projetos do GEABI – Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas cujo objetivo de intervenção no cotidiano escolar visa contribuir para a construção e afirmação de identidade das crianças ali inseridas e chamar a atenção das instituições de ensino para práticas pedagógicas que levem as crianças a ter conhecimento da cultura Afro-Brasileira e Africana. A metodologia da pesquisa-ação implementada em uma turma de Educação Infantil calcou-se nas linguagens artísticas como histórias de crianças negras em livros infantis como protagonistas e heróis, assim como materiais didáticos como massa de modelar e lápis de cor. As análises nuançadas pelos desenhos e discursos das crianças indicam que a questão racial trabalhada mediante o ensino comprometido com a diversidade cultural no cotidiano escolar contribui para a afirmação da identidade das crianças negras, e, por outro lado, foi possível observar que a valorização étnico-racial no currículo promove uma sociedade menos racista com possibilidades de reconhecer a diferença como diversidade e potencialidades humanas.

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PINHO, Vilma Aparecida de et al. O lápis “cor da pele”, quem tem? Descrevendo experiências em relações raciais com crianças na educação infantil. Revista Fórum Identidades, online, v. 25, n. 25,p. 123- 142. set./ dez. 2017. Disponivel em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14161. Acesso em: .