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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14202
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Abr-2018 |
Autor(es): | SARAIVA, Luis Junior Costa CARVALHO, Elanir França LOPES, Raquel da Silva SOUZA, César Martins de |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Democracia, totalitarismo e analfabetismo em "O Leitor", de Bernhard schlink |
Título(s) alternativo(s): | Democracy, totalitarianism, and illiteracy in "The Reader", by Bernhard Schlink |
Citar como: | SARAIVA, Luis Junior Costa et al. Democracia, totalitarismo e analfabetismo em "O leitor", de Bernhard Schlink. Gragoatá, online, v. 23, n. 45, p. 230-250, abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i45. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14202. Acesso em: . |
Resumo: | A literatura possibilita dialogar sobre momentos importantes da História, trazendo as memórias, os diálogos e o olhar de protagonistas e de outras pessoas que vivenciaram o período. Os anos entre as duas Guerras Mundiais, bem como os massacres perpetrados durante a Segunda Guerra Mundial, são tema de diversas obras de ficção que propõem refletir sobre um período em que pessoas eram colocadas como servidores de um estado totalitário em detrimento dos direitos coletivos e da cidadania. Em O Leitor, Hanna toma decisões que muitas vezes parecem prejudicá-la, na busca por ocultar um grande segredo: não ser alfabetizada. A vergonha de ser analfabeta é tão forte que Hanna renuncia à ascensão profissional optando por ser vista como carrasco nazista para não ter seu segredo revelado. A obra de Bernhard Schlink nos permite descortinar as memórias de um momento da História em que as pessoas foram transformadas em peças de um Estado, agindo não como sujeitos autônomos, com valores ético-morais, mas supostamente em nome de um bem coletivo maior, que seria a construção de uma nação forte. |
Abstract: | Literature makes possible dialogues about important moments of History by bringing the memories, dialogues, and view of main characters and other people who have lived the period. The years between the two World Wars as well as the massacre perpetrated during the World War II are theme of diverse fiction works that propose to reflect about a period in which people were placed as servants of a totalitarian state to the detriment of the collective rights and the citizenship. In The Reader, Hanna takes decisions that, for many times, seem to harm her, in the search for omitting a big secret: not being literate. The shame of being illiterate is so strong that Hanna renounces the professional rise or even prefers to be seen as a Nazi executioner not to have her secret revealed. The work of Bernhard Schlink allows us to unravel a moment of History in which people were turned into pieces of a state, acting not like autonomous subjects, with ethical and moral values, but in the name of a greater collective good that would be the construction of a big and strong nation. |
Palavras-chave: | Bernhard Schlink Segunda Guerra Mundial Analfabetismo Nazismo World War II Illiteracy Nazism |
Título do Periódico: | Gragoatá |
ISSN: | 2358-4114 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Fluminense |
Sigla da Instituição: | UFF |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33573 |
Identificador DOI: | 10.22409/gragoata.v23i45 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - FACETNO/UFPA |
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