Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14204
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Abr-2020 |
Autor(es): | CORDEIRO, Leonardo Zenha LOPES, Raquel da Silva |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Territórios do saber x territórios do viver: formação docente em hetero-espaços no interior da Amazônia |
Título(s) alternativo(s): | Knowledge versus life experience territories: teacher’s training in different contexts of the interior of the Amazon |
Citar como: | CORDEIRO, Leonardo Zenha; LOPES, Raquel da Silva. Territórios do saber x territórios do viver: formação docente em hetero-espaços no interior da Amazônia. Educação em Foco, online, v. 25, n. 1, p. 409–438, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22195/2447-524620202530444. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14204. Acesso em: . |
Resumo: | O trabalho traz a sistematização de uma experiência de formação continuada no interior da Amazônia brasileira, o Curso de Especialização em Educação por Inversão Pedagógica: Inclusão para a Emancipação em Territórios Socioeducativos na Transamazônica-Xingu, do Campus de Altamira, da Universidade Federal do Pará, analisando as múltiplas possibilidades inventadas tendo como olhar os trabalhos de conclusão de Curso. O foco desse artigo é explorar a diversidade de dispositivos produzidos por diferentes sujeitos e seus territórios socioeducativos como documentários, Fanzines, oficinas e cartografias na perspectiva de compreender os caminhos para essa realização e os diversos tipos de TCCs. Os trabalhos são frutos da formação durante 18 meses com diferentes sujeitos oriundos de diferentes contextos, tais como ribeirinhos, camponeses, extrativistas, indígenas e urbanos, por meio de múltiplas formas de aprendizagem possibilitadas por diferentes metodologias, como a sala de aula invertida, a educação on-line, EaD e a pedagogia da alternância. As análises revelam que diante da abertura e do exercício de enxergar as múltiplas possiblidades aconteceu essa concretização desses dispositivos. |
Abstract: | This research illustrates the systematization of a continuous education training experience in the interior of the Brazilian Amazon, which was conducted during the post-graduation program in Education through flipped classroom pedagogy entitled: Inclusion for Emancipation in Socio-Educational Territories in Transamazon-Xingu, at the Federal University of Pará- Altamira Campus, analyzing the multiple possibilities for the final course research. The focus of this article is to explore the diversity of devices produced by different people and their socio-educational territories in the form of documentary, fanzines, workshops and cartographies in order to understand the paths to developing different types of final course research project. The data is the result of 18 months training with different people from different contexts, such as riverside, peasants, extractivists, indigenous and urban people, through multiple forms of learning made possible by different methodologies, such as the flipped classroom, blended- learning, online education and alternation pedagogy. The analyzes reveal that in the midst of multiple possibilities, the efficiency of the devices was proven to work well in these contexts. |
Palavras-chave: | Inversão Pedagógica Territórios Socioeducativos Formação Docente Flipped Classroom Socio-educational Territories Teacher training |
Título do Periódico: | Educação em Foco |
ISSN: | 2447-5246 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/30444 |
Identificador DOI: | 10.22195/2447-524620202530444 |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - FACETNO/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_TerritoriosSaberViver.pdf | 3,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons