Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal de Ouro Preto

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Revemop

Citação

FREITAS, Claúdio Lopes de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; CUNHA, Débora Alfaia da. Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa. 2022. Revemop, online, v. 4, p. 1-25, e202205, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202205. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14210. Acesso em:.

DOI

10.33532/revemop.e202205
O texto inventaria o debate sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática nos artigos publicados no periódico “Educação Matemática em Revista”, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. A metodologia da pesquisa constitui-se de uma revisão integrativa, com amostra composta por 24 artigos, publicados de 1993 a 2021. Os resultados indicam a proposição de uma avaliação dialógica e formativa em matemática. Além disso, os estudos convergem para o caráter processual da avaliação e sua articulação com as diferentes linguagens, bem como para a necessidade de diversificar os instrumentos avaliativos, inclusive, reconfigurando, criativamente, os de caráter somativo, como a prova.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

FREITAS, Claúdio Lopes de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; CUNHA, Débora Alfaia da. Instrumentos de avaliação da aprendizagem matemática: contribuições e convergências de uma revisão integrativa. 2022. Revemop, online, v. 4, p. 1-25, e202205, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202205. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14210. Acesso em:.