Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas

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2017-06

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Universidade Federal de Mato Grosso

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REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

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ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTOS, Neuma Teixeira dos. Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 1, p. 143-163, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p143-163.i5349. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14232. Acesso em: .

DOI

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p143-163.i5349
Este artigo tem como objetivo apresentar aproximações teóricas entre Aprendizagem em Matemática, Aprendizagem Significativa e Neurociência na Educação, destacando alguns conceitos básicos da Neurociência e tecendo discussões teóricas a respeito da motivação e do tempo oportuno para a aprendizagem do educando, de acordo com os estímulos do seu sistema cognitivo, tendo como referência metodológica de ensino a Resolução de Problemas. Acreditamos com base nos referenciais teóricos estudados, que há necessidade de promover uma interlocução entre Neurociência e Educação, defendendo um diálogo criativo entre ambas e apresentando uma visão positiva dos conhecimentos neurocientíficos na Educação, em prol da melhoria da aprendizagem dos educandos. O texto destaca informações de que a Neurociência afirma que as atitudes educativas que geram sentimentos de medo, ansiedade, tristeza, raiva, depressão e desesperança vêm acompanhadas de humilhação e estas atitudes acabam inibindo o processo de aprendizagem. Nossa principal finalidade foi discutir através de reflexões no texto que os estudantes não aprendem se não estiverem motivados e se o momento não for adequado para que esta aprendizagem ocorra. O artigo trata-se de um estudo bibliográfico e esperamos com este trabalho que as compreensões entre Aprendizagem Significativa e a Neurociência na Educação possibilitem reflexões aos professores para que ambas sejam investigadas no intuito de fomentar a aplicabilidade de tais teorias na sala de aula, em nosso caso, através da Resolução de Problemas com a utilização dos estímulos do sistema cognitivo para a aprendizagem.

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ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTOS, Neuma Teixeira dos. Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 1, p. 143-163, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p143-163.i5349. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14232. Acesso em: .