Gestão da informação do perfil dos professores e infraestrutura das escolas públicas do estado do Pará: um modelo baseado em árvore de decisão

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-11

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Engajando Ciência, Gestão e Sociedade

Editora(s)

Universidade da Amazônia

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade

Citação

MENDONÇA, Yuri Vidal; BEZERRA, Thalita Carvalho. Gestão da informação do perfil dos professores e infraestrutura das escolas públicas do estado do Pará: um modelo baseado em árvore de decisão. In: COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE, 12., 2021, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: UNAMA, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14262. Acesso em:.

DOI

As avaliações de larga escala têm sido o principal indicador de qualidade da educação. No Brasil, a literatura da área tem apontado diversos fatores com efeitos preditivos no índice de desenvolvimento da educação básica - IDEB. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar o efeito dos atributos educacionais, criados a partir de características das unidades de ensino da rede pública do estado do Pará, como a estrutura física e tecnológica das escolas e o perfil dos professores no IDEB. Tendo como diferencial de análise o treinamento de um modelo baseado em árvore de decisão, o que permite a compreensão dos fatores que efetivamente estão contribuindo com a qualidade educacional no estado. A amostra adotada tem característica não probabilística, composta a partir de três bases de dados oficiais, com 450 escolas da rede estadual de ensino. Os resultados apontam que o número de computadores por aluno, a existência de espaços pedagógicos que envolvem o uso de tecnologia, como laboratórios de informática e a idade dos professores tiveram maior efeito no IDEB.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, FIDESA - Fundacao Instituto para o Desenvolvimento da Amazonia

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MENDONÇA, Yuri Vidal; BEZERRA, Thalita Carvalho. Gestão da informação do perfil dos professores e infraestrutura das escolas públicas do estado do Pará: um modelo baseado em árvore de decisão. In: COLÓQUIO ORGANIZAÇÕES, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE, 12., 2021, Belém. Anais eletrônicos [...]. Belém: UNAMA, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14262. Acesso em:.