Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14301
Tipo: Tese
Data do documento: 9-Fev-2022
Autor(es): GALVÃO, Galvanda
Primeiro(a) Orientador(a): MENDES, Ana Flávia de Mello
Título: Hilda Híbrida Outro Eu: Filme Ensaio
Citar como: GALVÃO, Galvanda. Hilda Híbrida Outro Eu : Filme Ensaio. Orientadora: Ana Flávia de Mello Mendes. 2022. 64f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14301. Acesso em:.
Resumo: Este memorial trata da poética Hilda Híbrida Outro Eu, filme ensaio, cinema experimental em diálogo com a artista Hilda Hilst. O trabalho constrói-se a partir de várias linguagens em atravessamentos: fotografia, colagem, vídeo, cinema de arquivo, aquarela, crítica e criação. Parto da Memória Viva, imagem, palavra, voz, desdobradas, “a memória da língua", provocação da artista Hilda Hilst, os recortes insubmissos, para dar a ver os processos de uma ação expandida VIDAARTE, simultânea, controversa. Perscruto aqui os deslocamentos que irrompem fronteiras, cânones, inscrições em fúria e delicadeza, as mutantes imagens coladas, sobrepostas: o visível e o invisível, emaranhados numa poética do fragmento, lugar da utopia, floema, ebulição e inacabamento em correspondências, os não-lugares das experiências em partilha com Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Maya Deren, Agnes Varda, Aracy do Amaral, Chantal Akerman, Michel Foucault, Cristina Freire, Letícia Parente, Octavio Paz e Pier Paolo Pasolini, entre outras pesquisas. O processo de criação revela as cenas da impermanência, o rastro expandido, percorro as artes de Hilda Hilst numa confabulação, sobretudo em Kadosh, livro de 1973, poesia de guerrilha. O corpo, o gozo, o transbordamento surreal, as convergências, os processos como questões com Hilda Hilst entre as artes, a viragem, minha poética visual.
Resumen: Este memorial trata sobre la poética de Hilda Híbrida Otro Yo, film ensayo, cine experimental en diálogo con la artista Hilda Hilst. El trabajo se construye a partir de varios lenguajes entrecruzados: fotografía, collage, video, cine de archivo, acuarela, crítica y creación. Parto de la Memoria Viva, imagen, palabra, voz, desplegadas, “la memoria de la lengua”, provocación de la artista Hilda Hilst, los recortes insumisos, para mostrar los rocesos de una acción expandida VIDAARTE, simultánea, controvertida. Escruto aquí los desvíos que irrumpen fronteras, cánones, inscripciones con furia y delicadeza, las imágenes mutantes pegadas, uperpuestas: lo visible y lo invisible, enredadas en una poética del fragmento, lugar de la utopía, "floema", ebullición e inconclusión en las correspondencias, no- lugares de las experiencias en el compartir con Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Maya Deren, Agnes Varda, Aracy do Amaral, Chantal Akerman, Michel Foucault, ristina Freire, Letícia Parente, Octavio Paz y Pier Paolo Pasolini, entre otras investigaciones. El proceso de creación revela las escenas de la impermanencia, el rastro expandido, recorro las artes de Hilda Hilst en una confabulación, especialmente en Kadosh, un libro de poesía de guerrilla de 1973. El cuerpo, el goce, el desbordamiento surrealista, las convergencias, los procesos como interrogantes con Hilda Hilst entre las artes, el giro, mi poética visual.
Palavras-chave: Hilda Hilst (1930-2004)
Cinema
Artes visuais
Memória
Área de Concentração: ARTES
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ HildaHibridaEu.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons