Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14301
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorGALVÃO, Galvanda-
dc.date.accessioned2022-05-17T18:32:28Z-
dc.date.available2022-05-17T18:32:28Z-
dc.date.issued2022-02-09-
dc.identifier.citationGALVÃO, Galvanda. Hilda Híbrida Outro Eu : Filme Ensaio. Orientadora: Ana Flávia de Mello Mendes. 2022. 64f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14301. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14301-
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2022-05-17T18:31:24Z No. of bitstreams: 2 Tese_ HildaHibridaEu.pdf: 2985567 bytes, checksum: 312bf38e7f1b2f71da442aa4ea35defd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2022-05-17T18:32:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_ HildaHibridaEu.pdf: 2985567 bytes, checksum: 312bf38e7f1b2f71da442aa4ea35defd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-17T18:32:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_ HildaHibridaEu.pdf: 2985567 bytes, checksum: 312bf38e7f1b2f71da442aa4ea35defd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-02-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectHilda Hilst (1930-2004)pt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleHilda Híbrida Outro Eu: Filme Ensaiopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1MENDES, Ana Flávia de Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6144243746546776pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7340658343140897pt_BR
dc.description.resumoEste memorial trata da poética Hilda Híbrida Outro Eu, filme ensaio, cinema experimental em diálogo com a artista Hilda Hilst. O trabalho constrói-se a partir de várias linguagens em atravessamentos: fotografia, colagem, vídeo, cinema de arquivo, aquarela, crítica e criação. Parto da Memória Viva, imagem, palavra, voz, desdobradas, “a memória da língua", provocação da artista Hilda Hilst, os recortes insubmissos, para dar a ver os processos de uma ação expandida VIDAARTE, simultânea, controversa. Perscruto aqui os deslocamentos que irrompem fronteiras, cânones, inscrições em fúria e delicadeza, as mutantes imagens coladas, sobrepostas: o visível e o invisível, emaranhados numa poética do fragmento, lugar da utopia, floema, ebulição e inacabamento em correspondências, os não-lugares das experiências em partilha com Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Maya Deren, Agnes Varda, Aracy do Amaral, Chantal Akerman, Michel Foucault, Cristina Freire, Letícia Parente, Octavio Paz e Pier Paolo Pasolini, entre outras pesquisas. O processo de criação revela as cenas da impermanência, o rastro expandido, percorro as artes de Hilda Hilst numa confabulação, sobretudo em Kadosh, livro de 1973, poesia de guerrilha. O corpo, o gozo, o transbordamento surreal, as convergências, os processos como questões com Hilda Hilst entre as artes, a viragem, minha poética visual.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.description.resumenEste memorial trata sobre la poética de Hilda Híbrida Otro Yo, film ensayo, cine experimental en diálogo con la artista Hilda Hilst. El trabajo se construye a partir de varios lenguajes entrecruzados: fotografía, collage, video, cine de archivo, acuarela, crítica y creación. Parto de la Memoria Viva, imagen, palabra, voz, desplegadas, “la memoria de la lengua”, provocación de la artista Hilda Hilst, los recortes insumisos, para mostrar los rocesos de una acción expandida VIDAARTE, simultánea, controvertida. Escruto aquí los desvíos que irrumpen fronteras, cánones, inscripciones con furia y delicadeza, las imágenes mutantes pegadas, uperpuestas: lo visible y lo invisible, enredadas en una poética del fragmento, lugar de la utopía, "floema", ebullición e inconclusión en las correspondencias, no- lugares de las experiencias en el compartir con Walter Benjamin, Gilles Deleuze, Maya Deren, Agnes Varda, Aracy do Amaral, Chantal Akerman, Michel Foucault, ristina Freire, Letícia Parente, Octavio Paz y Pier Paolo Pasolini, entre otras investigaciones. El proceso de creación revela las escenas de la impermanencia, el rastro expandido, recorro las artes de Hilda Hilst en una confabulación, especialmente en Kadosh, un libro de poesía de guerrilla de 1973. El cuerpo, el goce, el desbordamiento surrealista, las convergencias, los procesos como interrogantes con Hilda Hilst entre las artes, el giro, mi poética visual.pt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPOÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece en las colecciones: Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_ HildaHibridaEu.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons