Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14312
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CORREA, Luzileida Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T16:11:01Z | - |
dc.date.available | 2022-05-19T16:11:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | CORREA, Luzileida Sousa. Pedagogia empreendedora: um novo olhar para a educação infantil. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 21., 2016, Tucuruí. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2017. p. 379-388. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14312. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-5306 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14312 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-19T16:10:49Z No. of bitstreams: 2 anais_epepe2017 artigo26 luzileida 379_388.pdf: 221892 bytes, checksum: 85e6479862bb1e03eb371dcc8d0a450b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-05-19T16:11:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 anais_epepe2017 artigo26 luzileida 379_388.pdf: 221892 bytes, checksum: 85e6479862bb1e03eb371dcc8d0a450b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-19T16:11:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 anais_epepe2017 artigo26 luzileida 379_388.pdf: 221892 bytes, checksum: 85e6479862bb1e03eb371dcc8d0a450b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://sites.google.com/view/anais-epepe/anteriores/1-2017#h.p_L6qxGoljLgrL | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia empreendedora | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Sonho | pt_BR |
dc.subject | Realização | pt_BR |
dc.title | Pedagogia empreendedora: um novo olhar para a educação infantil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ExePEPe | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0601338832759982 | pt_BR |
dc.citation.issue | 21 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho vem trazer o conceito de empreendedorismo, com uma visão bastante inovadora sobre essa temática, irá se trabalhar a metodologia da Pedagogia Empreendedora, que tem por objetivo despertar no indivíduo o empreendedorismo presente nele desde a infância, pois todas as pessoas são empreendedores naturais, porém com o passar dos anos, por não ser estimulada esta habilidade, acaba se perdendo este potencial ao longo da vida. O tema vem com a proposta de mostrar que o empreendedorismo é uma forma de ser, pois o indivíduo que sonha é um empreendedor, por isso essa metodologia traz duas perguntas geradoras, as quais levam a pessoa a pensar e a ir buscar as respostas para tais perguntas: “Qual é o seu sonho?” e “O que você vai fazer para transformar esse sonho em realidade?”, essa metodologia aplicada desde a educação infantil, vem construir condutas éticas e morais que ajudarão na construção da autonomia das crianças. É importante ressaltar que, algumas competências empreendedoras podem ser aprendidas, trabalhadas e vivenciadas em cursos de formação, todavia as características de empreendedorismo estimuladas desde a infância são mais significativas, pois darão ao ser humano independência e criatividade. Uma pessoa que constrói seu próprio negócio, não é empreendedor exclusivo, entretanto todo aquele que possui um perfil empreendedor tem a capacidade de fazer mudanças positivas, arriscar coisas diferentes, possui habilidades para identificar oportunidades, constrói boas relações com os que estão ao seu redor, possuem ideias transformadoras e não se sujeitam as burocracias impostas, no entanto tem iniciativa própria. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.subject.theme | Pedagogas para Além da Docência: desafios contemporâneos | pt_BR |
dc.subject.thematicaxis | Práticas de Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_PedagogiaEmpreendedoraNovo.pdf | 216,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons