Atividades de campo e steam: possíveis interações na construção de conhecimento em visita ao parque Mãe Bonifácia em Cuiabá-MT

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2017-12

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Universidade Federal de Mato Grosso

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REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

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LOPES, Thiago Beirigo et al Atividades de campo e steam: possíveis interações na construção de conhecimento em visita ao parque Mãe Bonifácia em Cuiabá-MT. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 2, p. 304-323, jul./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p304-323.i5739. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14329. Acesso em: .

DOI

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p304-323.i5739
Atualmente está sendo bastante utilizada, principalmente noReino Unido, a metodologia de ensino STEAM, que é um acrônimo de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Para utilizar essa metodologia ao ensinar, é preciso estabelecer inter-relaçõesentre essas cinco áreas do conhecimento. Nesse sentido, o presente estudo é fruto das discussões realizadas e da atividade solicitadas pela disciplina Tendências e abordagens de pesquisas em ensino de Ciências e Matemática, que ocorreu em julho de 2017, ofertada pelo Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC). Seu objetivo foi conjecturar possibilidades de problematizaçõesSTEAM na Atividade de Campo durante uma visita ao Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá-MT. Foram realizadas observações não estruturadas com intuito de identificar possibilidades didáticas, por meio de elementos, estruturas e lugares do referido parque. As possibilidades de problematizações encontradas foram as estruturas construídas no parque, sendo as cabanas de descanso, a estátua que faz referência à matriarca do parque e o mirante. Esta última já não existe mais devido a comprometimento em sua conjuntura estrutural, mas pode ser trabalhado devido registros em sites de notícias locais e nacionais. Logo, o estudo mostrou ser possível utilizar a metodologia STEAM para favorecer a construção de conhecimentos de forma inter-relacionada.

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LOPES, Thiago Beirigo et al Atividades de campo e steam: possíveis interações na construção de conhecimento em visita ao parque Mãe Bonifácia em Cuiabá-MT. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 2, p. 304-323, jul./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p304-323.i5739. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14329. Acesso em: .