A escolarização de surdos no ensino fundamental: percepções sobre o ensino e aprendizagem de ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal de Mato Grosso

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Citação

SILVA, Lucival Fábio Rodrigues da et al A escolarização de surdos no ensino fundamental: percepções sobre o ensino e aprendizagem de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 6, n. 2, p. 324-341, jul. / dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p324-341.i7098. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14330. Acesso em: .

DOI

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p324-341.i7098
A pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudode campo, tem comoobjetivo analisar o ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências,com alunos surdos do 6º e 7ºanodo Ensino Fundamental,em uma escola pública em Belém/PA. Para isso, foram pesquisadosquatro estudantessurdos, fluentes em Libras,considerando suas percepções e o contextoemque estão inseridos.O instrumento paraprodução de dados foi um questionário em língua portuguesa, traduzido e interpretado para a Libras.O resultado mostrou que a contextualização do ensino de ciências engloba a necessária ação de planejar, de como ensinar conteúdos adaptados às possibilidades de um alunado que apresenta elevado nível de percepção visual, condicionado pela surdez em si instalada, não como uma deficiência que produz limitações na aprendizagem, mas como uma diferença naturalmente observada e mediatizada pelo sentido visual e espacial. Observa-se também que,para se trabalhar com surdos,é indispensável que o professor tenha uma competência linguística e comunicacional mínima em Libras, de forma que seja possível uma comunicaçãosatisfatóriapara ambos os envolvidos,caso contrárioé indispensável a presença de um mediador ou intérprete de Libras.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Lucival Fábio Rodrigues da et al A escolarização de surdos no ensino fundamental: percepções sobre o ensino e aprendizagem de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 6, n. 2, p. 324-341, jul. / dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p324-341.i7098. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14330. Acesso em: .