Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14401
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | Jul-2018 |
Autor(es): | ASSUNÇÃO, Alice Marques COSTA, Railma Santiago |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Historiografia da educação especial/inclusiva no município de Cametá |
Citar como: | ASSUNÇÃO, Alice Marques; COSTA, Railma Santiago. Historiografia da educação especial/inclusiva no município de Cametá. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 443-450. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14401. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho busca enfatizar os resultados da pesquisa que objetivou (re) fazer o percurso historiográfico da implementação da educação especial/inclusiva no município de Cametá – Pará. A pesquisa foi resultado do trabalho de campo desenvolvido pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia, da turma 2017, Intensivo, Campus Universitário do Tocantins – Cametá/UFPA, dentro das atividades da disciplina História da Educação Brasileira e da Amazônia. O estudo fundamentou-se em autores que falam sobre histórias orais como Alberti (1989), historiografia Rago (1995), Lakatos (2003) sobre pesquisa de campo, e Mazzotta (2005) sobre educação especial/inclusiva, dentre outros. A coleta de dados ocorreu através do mapeamento de artigos e narrativas de atuais professores que atuaram/atuam na educação especial/inclusiva do município, através da realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram uma carência no registro escrito da história da Educação especial/inclusiva do município que se trata de um importante passado esquecido e não registrado para a História da Educação local. O trabalho buscou a partir de relatos orais recuperar e registrar um pouco dessa história e desse modo contribuir para as questões do presente que desafiam a educação Especial/Inclusiva no município. |
Palavras-chave: | Educação Especial/Inclusiva História Cametá |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
Eixo Temático: | Educação Inclusiva, Educação do Campo e Tecnologias Educacionais |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_HistoriografiaEducacaoEspecial.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons