Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14465
Tipo: Dissertação
Data do documento: 3-Dez-2021
Autor(es): QUEIROZ, Fábrício Natalino Bentes
Afiliação do(s) Autor(es): UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Primeiro(a) Orientador(a): COSTA, Luciana Miranda
Título: Ciência, comunicação e meio ambiente: processos comunicacionais e estratégias de socialização do conhecimento no projeto Espaço ITEC Cidadão na UFPA
Agência de fomento: 
Citar como: QUEIROZ, Fabrício Natalino Bentes, Ciência, comunicação e meio ambiente: processos comunicacionais e estratégias de socialização do conhecimento no projeto Espaço ITEC Cidadão na UFPA. Orientadora: Luciana Miranda Costa. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14465. Acesso em:.
Resumo: A interação entre ciência e sociedade por meio de iniciativas de socialização do conhecimento tem se desenvolvido intensamente desde o século XVIII. Porém, em um cenário de transformações paradigmáticas na ciência, essas ações são reconfiguradas a partir da influência de diversos fatores, como a crítica aos princípios da modernidade, a valorização dos diferentes grupos sociais, seus saberes e suas culturas, além do fortalecimento do campo comunicacional. Esta pesquisa parte do entendimento desses fenômenos para discutir a interrelação entre ciência, comunicação e meio ambiente para investigar o papel da comunicação ambiental em uma ação extensionista denominada Espaço ITEC Cidadão, realizada nos bosques Camillo Vianna e Benito Calzavara, localizados no campus Guamá da Universidade Federal do Pará. O fio condutor é a noção de comunicação pública da ciência aplicada à questão ambiental, que, a nosso ver, dialoga com o debate crítico sobre as estratégias de dominação e colonialidade, em que a ciência e a comunicação estão envolvidas. A investigação de cunho exploratório se utiliza de informações de fonte secundária sobre as atividades realizadas no Espaço ITEC Cidadão ao longo de 15 meses e divulgadas no perfil do projeto na rede social Instagram. Além disso, a pesquisa conta com apoio de uma entrevista, levantamento de dados em registros das atividades e outros materiais que referenciam a atuação do projeto para, assim, compreender como se dá a dinâmica de interação entre os três campos nesse caso. Os resultados indicam que a interface entre ciência, comunicação e meio ambiente é constatada pelos paralelos existentes entre as diferentes perspectivas e modelos propostos em cada área. No caso do Espaço ITEC Cidadão, isso se manifesta na forma como o projeto articula concepções de teor instrumental até a promoção de um debate amplo sobre a sustentabilidade, englobando a ideia de resistência, coletividade e solidariedade, por exemplo. Logo, evidencia-se as tensões e negociações existentes nessa relação, bem como seu reflexo no debate sobre o papel social do conhecimento e das universidades.
Abstract: The interaction between science and society through initiatives of socialization of knowledge has been intensely developed since the 18th century. However, in a scenario of paradigmatic transformations in science, these actions are reconfigured from the influence of several factors, such as criticism of the principles of modernity, the appreciation of different social groups, their knowledge and their cultures, and the strengthening of the communication field. This research starts from the understanding of these phenomena to discuss the interrelation between science, communication and environment to investigate the role of environmental communication in an extensionist action called Espaço ITEC Cidadão, held in the Camillo Vianna and Benito Calzavara woods, located on the Guamá campus of the Federal University of Pará. The main thread is the notion of public communication of science applied to environmental issues, which, in our view, dialogues with the critical debate on the strategies of domination and coloniality, in which science and communication are involved. The exploratory research uses secondary source information about the activities carried out in the Espaço ITEC Cidadão over 15 months and published in the project's profile on the social network Instagram. In addition, the research is supported by an interview, data collection in records of the activities and other materials that reference the project's performance in order to understand the dynamics of interaction between the three fields in this case. The results indicate that there is an interface between science, communication and environment verified by the parallels existing between the different perspectives and models proposed in each area. In the case of the Espaço ITEC Cidadão, this manifests itself in the way the project articulates conceptions of instrumental content to the promotion of a broad debate about sustainability, encompassing the idea of resistance, collectivity and solidarity, for example. Thus, it is evident the tensions and negotiations existing in this relationship, as well as its reflection on the debate abourt social role of knowledge and universities.
Palavras-chave: Ciência
Science
Comunicação
Communication
Comunicação ambiental
Environmental communication
Espaço ITEC Cidadão
Espaço ITEC Cidadão
UFPA
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CienciaComunicacaoMeio.pdf4,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons