Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14466
Tipo: Dissertação
Data do documento: 9-Dez-2021
Autor(es): BATISTA, Elissandra Cristina
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): STEINBRENNER, Rosane Maria Albino
Título: Comunicação pública da ciência na Amazônia: uma análise dos processos comunicacionais do projeto Ciência na Ilha, em Cotijuba, Belém-PA
Citar como: BATISTA, Elissandra Cristina. Comunicação pública da ciência na Amazônia: uma análise dos processos comunicacionais do projeto Ciência na Ilha, em Cotijuba, Belém-PA. Orientadora: Rosane Maria Albino Steinbrenner. 2021. 259 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14466. Acesso em:.
Resumo: O eixo de investigação deste trabalho busca compreender de que forma os processos comunicacionais do projeto ―Ciência na Ilha: educação e divulgação científica na Amazônia‖ contribuem ao diálogo e à interação entre o conhecimento científico e os saberes da população ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém do Pará. Destacando-se o contexto da comunicação face a face em que o projeto de extensão do Clube de Ciências da UFPA se realiza, investiga-se os processos comunicacionais do evento à luz das teorias da Comunicação Pública da Ciência e do paradigma relacional, caminho por onde a comunicação deixa de ser um processo recortado e restrito e é tomada como lugar de constituição dos fenômenos sociais. Na lógica da ecologia de saberes, defendida por Boaventura Santos e, ainda, pelo processo de aprender a desaprender, também se analisa a feira de ciências pelas lentes das teorias decoloniais, que buscam romper com os métodos cartesianos do pensamento moderno abissal, o qual cria linhas imaginárias de visibilidade e invisibilidade, desperdiçando a diversidade sociocultural do mundo. Nos procedimentos metodológicos, faz-se uma análise de conteúdo, sob inspiração de Bardin, da programação documental de 11 edições da feira, entre 2006 e 2019, com foco especial em cinco delas, realizadas na Ilha de Cotijuba, na Escola Estadual Marta da Conceição; também entrevistas semiestruturadas com alunos e professores da escola ribeirinha e do Clube de Ciências da UFPA, que há cerca de 15 anos realiza a feira de ciência em escolas das ilhas mais populosas de Belém. Na metodologia, inclui-se ainda a observação dos processos comunicacionais em duas edições do Ciência na Ilha, em Cotijuba. Assim, a feira, revela-se neste estudo com características múltiplas da Comunicação Pública da Ciência, com fortes traços do sistema unidirecional e funcionalista, mas também dentro das concepções dialógicas relacionais. Envolvendo pesquisas experimentais sobre o cotidiano e as vivências dos estudantes da educação básica, aponta-se que o projeto contribui com o processo de desmistificação da produção científica. E enquanto um dispositivo interacional cria pontes entre as diversidades e as assimetrias, atravessando o rio e buscando ultrapassar as linhas abissais do conhecimento.
Abstract: The axis of this research aims to understand how the communication processes of the project "Science on the Island: education and scientific divulgation in the Amazon" contribute to the dialogue and interaction between scientific knowledge and the knowledge of the riverside population of Cotijuba Island, in Belém, Pará. Highlighting the context of face-to-face communication in which the extension project UFPA‘s Science Club takes place, the communicational processes of the event are investigated through the theories of Public Communication of Science and the relational paradigm, in which the communication ceases to be a restricted process and is taken as a place of constitution of social phenomena. In the logic of the ecology of knowledges, defended by Boaventura Santos, and also by the process of learning to unlearn, the science fair is also analyzed through the lens of decolonial theories, which seek to break with the Cartesian methods of abyssal modern thinking, which creates imaginary lines of visibility and invisibility, bypassing the world's sociocultural diversity. Considering that one of the objectives of Science on the Island is to make science and the riverside communities Interact and vice-versa, the premises of the ecology of knowledge are essential in this investigation. In the methodological procedures it is made a content analysis, under Bardin‘s inspiration, of the documental program of 11 editions of the fair, between 2006 and 2019, with special focus on five of them, held on Cotijuba island, at the Marta da Conceição State School; and also semi-structured interviews with students and teachers of the riverside school and of the UFPA‘s Science Club, that has held the fair in schools on the most populated islands of Belém for 15 years. The methodology also includes the observation of the communicational processes in two editions of the Science on the Island, in Cotijuba. Thus, the fair reveals itself in this study with multiple characteristics of Public Communication of Science, with strong traces of the unidirectional and functionalist system, but also within relational dialogical conceptions. By involving experimental research on the daily life and experiences of basic education students, the project contributes to the demystification process of scientific production. And as an interactional device it creates bridges between diversities and asymmetries, crossing the river and seeking to overcome the abyssal lines of knowledge.
Palavras-chave: Comunicação pública da ciência
Public communication of science
Paradigma relacional da comunicação
Relational paradigm of communication
Ecologia de saberes
Ecology of knowledges
Ciência na Ilha
Science on the Island
Amazônia
Amazon
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ComunicacaoPublicaCiencia.pdf17,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons