Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14468
Tipo: Dissertação
Data do documento: 22-Nov-2021
Autor(es): XAVIER, Fábio Rodrigo de Moraes
Primeiro(a) Orientador(a): CASTRO, Marina Ramos Neves de
Título: Da estética da identificação comunicacional à dimensão sensível territorial da feira do Guamá, Belém - PA
Agência de fomento: 
Citar como: XAVIER, Fábio Rodrigo Moraes. Da estética da identificação comunicacional à dimensão sensível territorial da feira, Belém - Pa. Orientadora: Marina Ramos Neves de Castro. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14468. Acesso em:.
Resumo: Nesta pesquisa nós temos como percepção a estética da identificação comunicacional à dimensão sensível territorial no cotidiano da feira do Guamá, localizada em Belém no Estado do Pará Amazônia brasileira. Nosso objetivo é entender o funcionamento da movimentação que ocorre entre os frequentadores naquele cotidiano, na maneira que se constitui a comunicação encontrada naquela localidade. Nós utilizamos como nossa metodologia visitas à feira dentro do processo etnográfico, isso proporciona entender a estética como o estar-junto com outro na arte generalizada que ocorre naquele local e a identificação entre as pessoas que ali se encontram e constroem ligações que constituem a sensibilidade da feira que produz o território entre aqueles indivíduos. Nós observamos que a diversidade da feira do Guamá oferece diferentes expressividades e é construída em eventos de ligações que permeia relações existentes entre aquelas pessoas. A nossa reflexão proporciona o entendimento sobre a existência daquela realidade que é impulsionada na vivência presente daquele movimento que a feira do Guamá evidência.
Abstract: The research we have as perception the aesthetics of communicational identification to the sensitive territorial dimension in the daily of the Guamá fair, located in Belém in the State of Pará Brazilian Amazon. The our objective is to understand the functioning of the movement that happens between the regulars in that daily, also the communicative experience of the place. We use as our methodology visits to the fair within the ethnographic process, to us understand aesthetics as being-together with others in the generalized art that place and the identification as interactions between people and connections that constitute the sensitivity of the fair that is conducted in the territory those individuals. We observed that the diversity of the Guamá fair offers different expressions and is built on events of connections that permeate the existing relationships between those people. Our reflection provides an understanding of the existence of that reality that is driven by the present experience of that movement that the fair in Guamá express
Palavras-chave: Comunicação
Communication
Estética
Aesthetics
Identificação
Identification
Território
Territory
Cotidiano
Daily
Feira
Market
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EsteticaIdentificacaoComunicacional.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons