Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTEIRA, Igor Blendon de Souza-
dc.date.accessioned2022-06-22T18:12:02Z-
dc.date.available2022-06-22T18:12:02Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.citationCOSTEIRA, Igor Blendon de Souza. O som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintes. Orientador: Fábio Fonseca de Castro. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14475-
dc.description.abstractThis research paper aims to study the cultural and sensible universe of brega musicality in Pará State. It seeks to thematize and reflect on the sensible experience resulting from the relationship between this musical style and people who experience it in their daily lives. In general, brega music presents in its compositions messages that involve people's daily life issues and that arouse nostalgic sense of belonging and personal and cultural identification. The research is developed based on the interactive content extracted from a specific brega music channel on YouTube, on the basis of the formation and analysis of typified categories, using the typification methods by Alfred Schutz (1979). In order to build a theoretical reflection, the concepts of Heideggerian thought of everydayness, banality, Alfred Schutz's phenomenological perspective of Culture and Castro's semiotical blues (2015), will be phenomenological applications that will permeate to consolidate the understanding of this research. Therefore, a sensible, longing and intersubjective aspect was perceived in the temporal and nostalgic peculiarity of brega music from Pará State, which is present in the social fabric and in the popular imagination and guarantees the entry, passage and remaining of brega rhythm in Amazonian culture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2022-06-22T18:10:30Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_SomMarcantesConexoes.pdf: 809156 bytes, checksum: 2a5be32fa25c8c991818601c8cca7365 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanepcs@gmail.com) on 2022-06-22T18:12:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_SomMarcantesConexoes.pdf: 809156 bytes, checksum: 2a5be32fa25c8c991818601c8cca7365 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-22T18:12:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_SomMarcantesConexoes.pdf: 809156 bytes, checksum: 2a5be32fa25c8c991818601c8cca7365 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMúsica bregapt_BR
dc.subjectBrega musicpt_BR
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectSensitivitypt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectNostalgiapt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.titleO som das marcantes: conexões sensíveis existentes entre a música brega paraense e seus ouvintespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Fábio Fonseca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5700042332015787pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928258840507898pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo estudar o universo cultural e sensível da musicalidade brega paraense. Busca-se tematizar e refletir acerca das experiências sensíveis resultantes da relação entre esse estilo musical e as pessoas que o vivenciam em seu cotidiano. No geral, a música brega apresenta em suas composições mensagens que envolvem o dia a dia das pessoas e que despertam sentimentos nostálgicos, de pertencimento e identificação pessoal e cultural. A pesquisa é desenvolvida com base no conteúdo interativo extraído de um canal específico de brega na vídeos Youtube, a partir da formação e da análise de categorias tipificadas, via método das tipificações de Alfred Schutz (1979). Para construção de uma reflexão teórica, os conceitos do pensamento Heideggeriano de cotidianidade, banalidade, a perspectiva fenomenológica da Cultura de Alfred Schutz e o semiotical blues de Castro (2015), serão aplicações fenomenológicas que irão perpassar para consolidar a compreensão de realização desta pesquisa. Percebeu-se, portanto, um aspecto sensível, saudoso e intersubjetivo existente na peculiaridade temporal e nostálgica da música brega paraense que é presente no tecido social e no imaginário popular e garante a entrada, a passagem e a permanência do brega, fortificando a continuidade do brega enquanto identidade musical, cultural na Amazônia.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazôniapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaCOMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.linhadepesquisaPROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIApt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.description.affiliationMultipla - Locação de mão de obrapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_SomMarcantesConexoes.pdf790,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons