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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14517
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | Jul-2018 |
Autor(es): | SILVA, Zenúbia Oliveira TRINDADE, Joana Keylla SANTOS, Virgílio Neto Leão dos |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Análise da gestão democrática das unidades educacionais no município de Bragança |
Citar como: | SILVA, Zenúbia Oliveira; TRINDADE, Joana Keylla; SANTOS, Virgílio Neto Leão dos. Análise da gestão democrática das unidades educacionais no município de Bragança. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 433-440. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14517. Acesso em:. |
Resumo: | Este artigo aborda os aspectos teóricos que norteiam o processo de gestão democrática dentro das unidades educacionais de Bragança. Tratar desse tema envol- verá vários aspectos gerenciais e organizacionais das unidades educacionais envolvidas neste trabalho, pois, sabe-se que a gestão democrática nas escolas requer a participação efetiva de todos os segmentos que fazem parte da Comunidade escolar: estudantes, pais, administrativo, direção escolar etc., além disso, no âmbito das unidades educacio- nais envolve também a administração de recursos materiais, financeiros e humanos que precisam ser organizados em prol do êxito dos processos e dos resultados que, no caso específico da escola, estão relacionados à melhoria da qualidade do ensino e da apren- dizagem de todos os alunos. O trabalho traz como objetivo compreender os processos administrativos e as relações dos sujeitos presentes nas escolas em sua totalidade, na perspectiva de uma democratização na gestão. Metodologicamente foram feitas entre- vistas semiestruturadas junto a Gestor do Município e com base em pesquisas biblio- gráficas, tendo a apreciação de conteúdo como procedimentos de análise. É fundamen- tal compreender a questão da gestão democrática para além do seu aspecto conceitual, considerando como um dos princípios para a Educação brasileira, já regulamentada por leis complementares como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional da Educação. |
Palavras-chave: | Gestão democrática Unidades educacionais Eleição direta |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
Eixo Temático: | Políticas Educacionais, Financiamento e Gestão Educacional |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS |
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