Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14533
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Jul-2018
Autor(es): MORAES, José Elielton Mendes
BARRA, Jose Domingos Fernandes
PRASERES, Romário Ribeiro dos
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: A visibilidade através da atuação política dos movimentos sociais dos pescadores artesanais: lutas, desafios e práticas educativas na região tocantina
Citar como: MORAES, José Elielton Mendes; BARRA, Jose Domingos Fernandes; PRASERES, Romario Ribeiro dos. A visibilidade através da atuação política dos movimentos sociais dos pescadores artesanais: lutas, desafios e práticas educativas na região tocantina. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 263-272. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14533. Acesso em:.
Resumo: Este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão e enfatizar a caracterização dos movimentos sociais, as lutas, desafios e práticas educativas dos pescadores artesanais na Amazônia tocantina. Utilizamos para análise autores como GOHN (2014), COSTA (2002), além de informações coletadas na Colônia de Pescadores Z-16 de Cametá. Os resultados obtidos apontam para a importância dos movimentos sociais na luta pela legitimidade dos direitos das pessoas que vivem da pesca, que moram no campo, da classe trabalhadora. Ficou evidente que no âmbito dos movimentos existe um proces- so de construção de uma identidade marcada por saberes, vivências e de uma prática singular, mas que abrange toda a estrutura da comunidade ribeirinha. Os movimentos sociais, como organização, são inseparáveis da história da categoria de pescadores do município de Cametá/Pa, trata-se de uma coletividade de indivíduos que se articulam em busca de uma “contra-hegemonia”, ressignificando sua própria história. Além disso, a participação dos movimentos sociais tem grande influência e papel significativo na educação da região, através de projetos como o “Pescando o saber”, desenvolvido pela Colônia Z-16, o que evidência o seu caráter participativo e transformador para com a comunidade local.
Palavras-chave: Movimentos sociais
Pescadores artesanais
Amazônia tocantina
Título do Periódico: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
Tema: A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes
Eixo Temático: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais na Amazônia
ISSN: 2595-5306
País: Brasil
Instituição: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_VisibilidadeAtuacaoPolitica.pdf872,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons