Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14536
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | Jul-2018 |
Autor(es): | WANZELER, Adelmo Viana PANTOJA, Airton Pereira SANTOS, Denise dos Santos RODRIGUES, Doriedson do Socorro |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Reflexões sobre o mundo do trabalho e suas implicações no Sistema Modular de Ensino no município de Cametá, baixo Tocantins |
Citar como: | WANZELER, Adelmo Viana et al. Reflexões sobre o mundo do trabalho e suas implicações no Sistema Modular de Ensino no município de Cametá, baixo Tocantins. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 227-238. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14536. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar o desenvolvimento do Ensino Médio na zona rural do município Cametá-PA, partindo do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME – da Secretaria Estadual de Educação, investigando suas implicações no contexto a qual faz parte, levando em consideração as Metamorfoses do Mundo do Trabalho, o contexto político, econômico e cultural da sociedade, mediado pelo avanço da ciência e da tecnologia, e quanto isso interfere nas relações de educação e trabalho. Para compreendermos o exposto faz-se necessário remeter-se à concepção de trabalho que vem sendo construída e alterada ao longo da história de acordo com a visão de mundo vigente em cada sociedade. Entende-se que a educação atualmente corresponde a uma visão predominantemente capitalista de produção. A pesquisa mostra o processo histórico da modalidade de ensino- SOME e como o processo político atinge essa etapa da educação básica, a qual passa por constantes processos de mudanças e reformas, por disputas de interesses. |
Palavras-chave: | Saberes sociais Educação Juventude |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
Eixo Temático: | Trabalho, Educação e Movimentos Sociais na Amazônia |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ReflexoesMundoTrabalho.pdf | 921,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons