Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14540
Tipo: | Artigo de Evento |
Fecha de publicación : | jul-2018 |
Autor(es): | FERREIRA, Renata Lopes RIBEIRO, Edilene dos Santos FONSECA, Jéssica Lanna Oliveira |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título : | Construção naval como patrimônio cultural e educacional |
Citación : | FERREIRA,Renata Lopes; RIBEIRO, Edilene dos Santos; FONSECA, Jéssica Lanna Oliveira. Construção naval como patrimônio cultural e educacional. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 183-191. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14540. Acesso em:. |
Resumen: | O presente trabalho com o tema: Construção Naval como patrimônio cultural e educacional, tem por objetivo ressaltar a importância que essa atividade traz para a construção cultural e educacional para seus praticantes, os “construtores de barco”, assim chamados pelas pessoas de suas localidades, onde se encontram os estaleiros, lugares, nos quais, produzem essas embarcações. A pesquisa foi fundamentada em ca- ráter qualitativo, sendo desenvolvida a partir de observações em campo e análise das entrevistas semiestruturadas, com visitas realizadas nos municípios de Abaetetuba e Igarapé Miri, no Estado do Pará. Por conseguinte, se tem as seguintes questões como norteadoras: Como o conhecimento necessário foi adquirido apesar da baixa (ou nenhu- ma) escolaridade dos construtores e como ele é repassado para as gerações seguintes? Esses trabalhadores consideram a atividade que praticam como sendo um patrimônio cultural do município? Dessa maneira, almejou-se analisar os direcionamentos de como o processo educativo e cultural se concebem, e como se refletem na vida dos fazedores de barcos, além de seu valor cultural e históricos nos municípios citados. |
Palabras clave : | Cultura Embarcações Educação |
Series/Report no.: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
metadata.dc.subject.theme: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
metadata.dc.subject.thematicaxis: | Educação, Cultura e Diversidade |
ISSN : | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Editorial : | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece en las colecciones: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CABAE |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ConstrucaoNavalPatrimonio.pdf | 913,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons