Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Sandro Pereira de-
dc.date.accessioned2022-08-01T14:52:29Z-
dc.date.available2022-08-01T14:52:29Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationALMEIDA, Sandro Pereira de. Mídias digitais na formação docente em Artes Visuais: Experiências no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizadas em Alenquer/PA - 2020. Orientadora: Rosangela Marques de Britto. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2022. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14552. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14552-
dc.description.abstractThe research is about my critical reflection about teaching-learning experiences in Visual Arts, through new media, in my teacher training as a teacher trainer in the National Plan for Basic Education Teacher Training (PARFOR). Having as methodology, axes that expand in the field of art education between appreciation, contextualization and practice, with the discipline of animation laboratory, through the construction of sceneries, confection of characters and elaboration of small videos in stop motion. Presenting in its themes, social and cultural issues, emphasizing a contemporary vision of the disciplinary contents carried out in the city of Alenquer, located in the region of the lower Amazon in the State of Pará, in the year 2020. In this region, the local reality, was considered as well as an analysis of the problematic between technological democratization, precariousness regarding internet access, generational conflict, and accessible teaching practices. It is considered that the experiences to be presented in this research, provided a mutual understanding between the teaching of Visual Arts and accessible and collective technological dynamics in higher education with results aimed at basic education mainly in the public sphere.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2022-08-01T14:51:38Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MidiasDigitaisArtes.pdf: 4505797 bytes, checksum: 8f5a95a4509667bbf503eb00e359da44 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2022-08-01T14:52:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MidiasDigitaisArtes.pdf: 4505797 bytes, checksum: 8f5a95a4509667bbf503eb00e359da44 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-01T14:52:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_MidiasDigitaisArtes.pdf: 4505797 bytes, checksum: 8f5a95a4509667bbf503eb00e359da44 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-06-27en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensino - Alenquer (PA)pt_BR
dc.subjectArtes visuais - formação do professor - Alenquer (PA)pt_BR
dc.subjectMídia social - Educaçãopt_BR
dc.titleMídias digitais na formação docente em Artes Visuais: Experiências no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizadas em Alenquer/PA - 2020pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1BRITTO, Rosângela Marques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188863381591509pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5406835181685457pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa versa sobre a minha reflexão crítica sobre experiências em ensino-aprendizagem em Artes Visuais, através das novas mídias, em minha formação docente como professor formador pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tendo como metodologia, eixos que se expandem no campo da arte educação entre o ler, o contextualizar e o fazer, com a disciplina de Laboratório de Animação, através da construção de cenários, confecções de personagens e elaboração de pequenos vídeos em stop motion. Apresentando, em seus temas, questões sociais e culturais, enfatizando uma visão contemporânea dos conteúdos disciplinares realizados no município de Alenquer, situado na região do Baixo Amazonas no estado do Pará, no ano de 2020. Nessa região, considerou-se a realidade local, além de analisar a problemática entre a democratização tecnológica, precariedade quanto ao acesso de internet, conflito de gerações, e práticas acessíveis de ensino. Considera-se que as experiências, a serem apresentadas na presente pesquisa, proporcionaram um entendimento mútuo entre o ensino de Artes Visuais e dinâmicas tecnológicas acessíveis e coletivas no ensino superior com resultados voltados para a educação básica, principalmente na esfera pública.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaMEMÓRIAS, HISTÓRIAS E EDUCAÇÃO EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MidiasDigitaisArtes.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons