Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14553
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2019
Autor(es): SILVA NETO, Benjamim Cardoso da
MENDES, Iran Abreu
SILVA, Luiza Pereira da
Afiliação do(s) Autor(es): MENDES, I. A. Universidade Federal do Pará
Título: História em quadrinhos nas pesquisas sobre história para o ensino de matemática (1990-2018)
Título(s) alternativo(s): Story in comic in history research about history for mathematics teaching (1990-2018)
Citar como: SILVA NETO, Benjamim Cardoso da; MENDES, Iran Abreu; SILVA, Luiza Pereira da. História em quadrinhos nas pesquisas sobre história para o ensino de matemática (1990-2018). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 3, p. 206-218, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9330. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14553. Acesso em:.
Resumo: Este artigo objetiva identificar e descrever pesquisas sobre História para o Ensino de Matemática, que aliam História da Matemática à história em quadrinhos, por meio de estratégias de criação de propostas didáticas que se conectam ao conhecimento matemático, de maneira lúdica, na promoção de uma melhoria do ensino e aprendizagem dessa disciplina. Assim, encontramos duas pesquisas de dissertações de mestrados profissionais que se utilizaram do recurso história em quadrinhos, associada à História da Matemática, para o ensino de áreas de figuras planas, volumes de sólidos geométricos e equações de 2º grau. Alguns outros trabalhos foram derivados desses estudos de dissertações, além dos produtos educacionais criados como requisito dos mestrados profissionais. Essas análises nos fazem perceber um movimento ainda fraco de produções que delas derivam e exprimem exemplares contribuições e potencialidades para o uso por parte de outros profissionais da Educação Básica, da Formação de Professores de Matemática e também servem de fonte de pesquisa, que é o que ocorre com este trabalho, que torna público, sobretudo, produções que se direcionam ao uso da História da Matemática em sala de aula.
Abstract: This article aims to identify and describe researches about history for the teaching of mathematics, that combine history of mathematics to history in comics by means of breeding strategies of didactic proposals that connect to mathematical knowledge, in a playful manner, in promoting an improvement of teaching and apprenticeship of this discipline. Thus, we find two searches of professional master's dissertations that were used of the story resource in comics, associated with the history of mathematics, for teaching areas of plane figures, volumes of solids geometric and equations 2nd grade. Some others works were derived of these searches of dissertations, beyond the products educational created as a requirement of professionals master's degree. Such research make us realize a movement still weak of productions that derive from them, and express exemplary contributions and potentialities for use per parts from other professionals of basic education, of Teacher Education of math and also serve of research source, that is what happens with this work, that makes it public, about everything, productions that directed to the use of the history of mathematics in the classroom.
Palavras-chave: Pesquisas em História para o Ensino de Matemática
História em quadrinhos
História da Matemática
History Research for the Teaching of Mathematics
Story in comic
History of Mathematics
Título do Periódico: REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
ISSN: 2318-6674
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da Instituição: UFMT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9330
Identificador DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9330
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_HistoriaQuadrinhosPesquisas.pdfPDF A326,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo_HistoriaQuadrinhosPesquisas.epubEPUB327,29 kBEPUBVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons