Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14559
Tipo: | Artigo de Periódico |
Fecha de publicación : | dic-2020 |
Autor(es): | FARIAS, Dione Barros LACERDA, Alan Gonçalves FERREIRA, Robson dos Santos |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título : | Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental |
Otros títulos : | Problem solving: an analysis of the conceptions of mathematics teachers of fundamental teaching |
Citación : | FARIAS, Dione Barros; LACERDA, Alan Gonçalves; FERREIRA, Robson dos Santos. Resolução de problemas: uma análise das concepções de professores de matemática do ensino fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 8, n. 3, p. 631-649, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10850. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14559. Acesso em:. |
Resumen: | A Resolução de Problemas tem se mostrado presente nas recomendações de documentos oficiais nacionais e internacionais e se consolidado como fulcral para o campo da Educação Matemática. Nesta perspectiva, objetivamos, por meio desta pesquisa, analisar quais concepções são atribuídas por professores de matemática à Resolução de Problemas. Em relação à temática, vários são seus enfoques e abordagens, dos quais destacamos autores como Polya, Vila e Callejo, Onuchic e Allevato, Schoenfeld, dentre outros que recorremos como suporte teórico. A investigação foi realizada com sete professores de Matemática do município de Breves - PA, que participaram de uma entrevista semiestruturada. Observamos as concepções que os professores mobilizam em relação à Resolução de Problemas estabelecem relação aos seus conhecimentos sobre suas próprias práticas pedagógicas, que incluem crenças, conceitos e ideias, e que refletem e acarretam mudanças em suas práticas profissionais. |
Resumen : | The Problem Solving from the official documents and international , comes consolidating as important for the field of Mathematics Education. In this perspective, we aim analyze what are the senses attributed by mathematics teachers to Problem Solving. Regarding the theme, there are several focuses and approaches, of which we highlight authors like Polya, Vila and Callejo, Onuchic and Allevato, Schoenfeld, among others, who we resort as theoretical support. An investigation was carried out with seven mathematics teachers from the city of Breves - PA, who responded a semi-structured interview. We observe what conceptions that teachers mobilize in relation to Problem Solving, and as they establish a relationship with knowledge about their pedagogical practices, concepts and ideas, change their professional practices. |
Palabras clave : | Resolução de problemas Concepções Ensino de Matemática Problem Solving Conceptions Mathematics teaching |
Series/Report no.: | REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática |
ISSN : | 2318-6674 |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da Instituição: | UFMT |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10850 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.26571/reamec.v8i3.10850 |
Aparece en las colecciones: | Artigos Científicos - IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ResolucaoProblemasAnalise.pdf | PDF A | 579,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Artigo_ResolucaoProblemasAnalise.epub | EPUB | 497,08 kB | EPUB | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons