Interdisciplinaridade: características e possibilidades para o ensino de física e química

Contido em

REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

Citação

CATANHEDE, Severina Coelho da Silva et. Interdisciplinaridade: características e possibilidades para o ensino de física e química. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 9, n. 1, p. e21019, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11243. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14566. Acesso em:.

DOI

10.26571/reamec.v9i1.11243
Este trabalho busca elencar o quantitativo de artigos publicados em alguns periódicos nacionais que tratem a Física e a Química de maneira interdisciplinar. Para delimitar o espaço amostral, limitamo-nos a fazer apontamentos considerando somente os trabalhos com o enfoque no Ensino Básico. A busca foi realizada a partir da palavra interdisciplinar em periódicos da área de Ensino de Ciências com Qualis/CAPES A1, A2, B1 e B2, entre os anos de 2009 e2019. O foco foram os artigos que abordavam a Física e Química de maneira interdisciplinar. A discussão tem como fundamento os documentos oficiais de educação a respeito da interdisciplinaridade,como também as contribuições provenientes da leitura dos textos selecionados. Como resultado, pudemosverificar que a maioria dos trabalhos que tratam da Física e Química de maneira interdisciplinar está concentrada no Ensino Superior, sendo que no segundo quinquênio foi possível verificar um aumento substancial na quantidade de trabalhos publicados nos periódicos analisados. Também foi possível verificar que os periódicos que contribuem com cerca de 80% de toda publicação coletada nesta pesquisa são: Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Revista Areté/Revista Amazônica de Ensino de Ciências e Revista Brasileira de Ensino de Física, sendo esta última, responsável por agrupar metade dos artigos selecionados para esta análise.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

CATANHEDE, Severina Coelho da Silva et. Interdisciplinaridade: características e possibilidades para o ensino de física e química. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 9, n. 1, p. e21019, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11243. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14566. Acesso em:.