Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACEDO, Tarcízio Pereira-
dc.creatorAMARAL FILHO, Otacílio-
dc.date.accessioned2022-08-03T13:30:00Z-
dc.date.available2022-08-03T13:30:00Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.citationMACEDO, Tarcízio; AMARAL FILHO, Otacílio. Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i> League of Legends. Revista Fronteiras, online, v. 17, n. 2, p. 231-247, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1984-8226pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575-
dc.description.abstractThis paper seeks to weave an analysis about the online game known as League of Legends, understanding it as a contemporary cultural product and a transmedia world, with the possibility of tracing a path of competitive games, often taken with a predominance of competition (agôn), as vectors of a meaningful narrative. In this sense, we try to identify some phenomena of the so-called convergent architecture culture in the game from the creation of a skin based on Amazon Iara. Thus, we present the history, the functioning and the relationships that the game and its transmidiatic products have with the global consumer culture, as well as their strategies in order to attract consumers to a virtual environment, promoting participatory culture, the reframing and the return of the myth in contemporary societies.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-08-03T13:27:28Z No. of bitstreams: 2 editor,+ART10_Macedo,+Filho.pdf: 4600213 bytes, checksum: d38f8b105d6d80ea228277b655790622 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-08-03T13:30:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 editor,+ART10_Macedo,+Filho.pdf: 4600213 bytes, checksum: d38f8b105d6d80ea228277b655790622 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-03T13:30:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 editor,+ART10_Macedo,+Filho.pdf: 4600213 bytes, checksum: d38f8b105d6d80ea228277b655790622 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2015-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinospt_BR
dc.relation.ispartofRevista Fronteiras: estudos midiáticospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttp://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.172.10pt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectCultura amazônicapt_BR
dc.subjectCultura participativapt_BR
dc.subjectBens virtuaispt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectJogos on-linept_BR
dc.subjectNarrativa transmídiapt_BR
dc.subjectMOBApt_BR
dc.subjectCybercultureen
dc.subjectAmazonian cultureen
dc.subjectParticipatory cultureen
dc.subjectVirtual goodsen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectOnline gamesen
dc.subjectTransmedia storytellingen
dc.titleDos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legendspt_BR
dc.title.alternativeFrom the rivers to the LCD: The return of the myth and the architecture of convergence culture in League of Legendsen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNISINOSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0523977022344824pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605877670235703pt_BR
dc.citation.volume17pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage231pt_BR
dcterms.citation.epage247pt_BR
dc.identifier.doi10.4013/fem.2015.172.10pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticostêm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttp://orcid.org/0000-0003-3600-1497pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - FACOM/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_RiosTelaCristal.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons