Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MACEDO, Tarcízio Pereira | - |
dc.creator | AMARAL FILHO, Otacílio | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T13:30:00Z | - |
dc.date.available | 2022-08-03T13:30:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-08 | - |
dc.identifier.citation | MACEDO, Tarcízio; AMARAL FILHO, Otacílio. Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i> League of Legends. Revista Fronteiras, online, v. 17, n. 2, p. 231-247, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2015.172.10. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-8226 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14575 | - |
dc.description.abstract | This paper seeks to weave an analysis about the online game known as League of Legends, understanding it as a contemporary cultural product and a transmedia world, with the possibility of tracing a path of competitive games, often taken with a predominance of competition (agôn), as vectors of a meaningful narrative. In this sense, we try to identify some phenomena of the so-called convergent architecture culture in the game from the creation of a skin based on Amazon Iara. Thus, we present the history, the functioning and the relationships that the game and its transmidiatic products have with the global consumer culture, as well as their strategies in order to attract consumers to a virtual environment, promoting participatory culture, the reframing and the return of the myth in contemporary societies. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-08-03T13:27:28Z No. of bitstreams: 2 editor,+ART10_Macedo,+Filho.pdf: 4600213 bytes, checksum: d38f8b105d6d80ea228277b655790622 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-08-03T13:30:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 editor,+ART10_Macedo,+Filho.pdf: 4600213 bytes, checksum: d38f8b105d6d80ea228277b655790622 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-03T13:30:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 editor,+ART10_Macedo,+Filho.pdf: 4600213 bytes, checksum: d38f8b105d6d80ea228277b655790622 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2015-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Fronteiras: estudos midiáticos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.172.10 | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Cultura amazônica | pt_BR |
dc.subject | Cultura participativa | pt_BR |
dc.subject | Bens virtuais | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Jogos on-line | pt_BR |
dc.subject | Narrativa transmídia | pt_BR |
dc.subject | MOBA | pt_BR |
dc.subject | Cyberculture | en |
dc.subject | Amazonian culture | en |
dc.subject | Participatory culture | en |
dc.subject | Virtual goods | en |
dc.subject | Consumption | en |
dc.subject | Online games | en |
dc.subject | Transmedia storytelling | en |
dc.title | Dos rios à tela de cristal líquido: o retorno do mito e a arquitetura da cultura convergente em <i>League of Legends | pt_BR |
dc.title.alternative | From the rivers to the LCD: The return of the myth and the architecture of convergence culture in League of Legends | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNISINOS | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0523977022344824 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2605877670235703 | pt_BR |
dc.citation.volume | 17 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 231 | pt_BR |
dcterms.citation.epage | 247 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.4013/fem.2015.172.10 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca tecer uma análise a respeito do jogo on-line conhecido como League of Legends, entendendo-o como um produto cultural contemporâneo e um mundo transmídia, com a hipótese de traçar um percurso dos jogos competitivos, muitas vezes tidos com predominância de competição (agôn), como vetores de uma experiência narrativa significativa. Nesse sentido, procuramos identificar alguns fenômenos da arquitetura da chamada cultura convergente no jogo a partir da criação de uma skin baseada na Iara amazônica. Assim, apresentamos a história, o funcionamento e as relações que o jogo e seus produtos transmidiáticostêm com a cultura globalizada de consumo, bem como suas estratégias na tentativa de atrair o consumidor para esse ambiente virtual, promovendo a cultura participativa, a ressignificação e o retorno do mito nas sociedades contemporâneas. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.creator.ORCID | http://orcid.org/0000-0003-3600-1497 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos Científicos - FACOM/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_RiosTelaCristal.pdf | 4,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons