O espetáculo musical Terruá Pará: a música popular massiva convertida em política de estesia

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2013-06

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Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação

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BAENA, Talita Cristina Araújo; AMARAL FILHO, Otacílio. O espetáculo musical Terruá Pará: a música popular massiva convertida em política de estesia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 22., 2013, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14646. Acesso em:.

DOI

O artigo analisa a experiência musical do espetáculo e projeto de divulgação da música produzida no estado do Pará, denominado Terruá Pará. Para este exercício de análise e reflexão, o artigo relaciona a experiência do Terruá Pará com estágios da música popular massiva e aspectos históricos e identitários da cultura da música na Amazônia Paraense. Partindo da concepção de que “o princípio da midiatização orienta a priori a representação e a interpretação dos fenômenos comunicacionais” (Muniz Sodré), o artigo descreve o espetáculo e conclui que além de uma política de estesia, o Terruá Pará é produto de uma espécie de metonímia das experiências musicais vivenciadas no território paraense, pronto para ser comercializado no mainstream.

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BAENA, Talita Cristina Araújo; AMARAL FILHO, Otacílio. O espetáculo musical Terruá Pará: a música popular massiva convertida em política de estesia. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 22., 2013, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14646. Acesso em:.