Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTRO, Fábio Fonseca de-
dc.creatorCOSTA, Lucivaldo Baía-
dc.date.accessioned2022-09-21T17:18:30Z-
dc.date.available2022-09-21T17:18:30Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.citationCASTRO, Fábio Fonseca de; COSTA, Lucivaldo Baía. Dança, identidade, universalidade: as danças circulares no grupo Mana-Maní, em Belém, Brasil. Conexão, online, v. 14, n. 27, p. 109-131, jan./jul. 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14753. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2178-2687pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14753-
dc.description.abstractThe article takes an ethnographic approach over circular dances developed by Mana Mani, a cultural group from Belém (Brazil). We want to discuss how the circular dances, a booming cultural practice in contemporary societies, contribute to the formation of identity. We discuss, particularly, the production of the empathic social bond as a factor for the constitution of political and ethical references in the identitarian typification process. Accordingly, we look into how the proposed merger between universal and local is inserted among the contemporary cultural practices on hybrid cosmopolitan senses. We also seek to discuss how traditional dances and musicality of traditional Amazonian populations are appropriated by the group and become communal ideals and values and how they produce political and ethical directions and meanings to the to the local, in his dialogue with the universal.en
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-09-14T18:20:03Z No. of bitstreams: 2 3188-13356-1-PB.pdf: 131718 bytes, checksum: 924c9a1cd2568fa3726d2adb6a9bf8bd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-09-21T17:18:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 3188-13356-1-PB.pdf: 131718 bytes, checksum: 924c9a1cd2568fa3726d2adb6a9bf8bd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-21T17:18:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 3188-13356-1-PB.pdf: 131718 bytes, checksum: 924c9a1cd2568fa3726d2adb6a9bf8bd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2015-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Caxias do Sulpt_BR
dc.relation.ispartofConexão: Comunicação e Culturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/*
dc.source.urihttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3188pt_BR
dc.subjectDanças circularespt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCircular dancesen
dc.subjectAmazonen
dc.subjectIntersubjectivityen
dc.subjectCommunityen
dc.subjectIdentityen
dc.titleDança, identidade, universalidade: as danças circulares no grupo Mana-Maní, em Belém, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDance, identity, universality: circular dances in Mana-Maní group, Belém, Brazilen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUCSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5700042332015787pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692120974051775pt_BR
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue27pt_BR
dc.citation.spage109pt_BR
dcterms.citation.epage131pt_BR
dc.description.resumoO artigo parte de uma abordagem etnográfica das danças de roda desenvolvidas pelo grupo cultural Mana-Mani, em Belém do Pará (Brasil) para discutir como as danças circulares, prática cultural em franca expansão, nas sociedades contemporâneas, contribuem para a formação de sentidos comunitários e identitários. Discute-se, particularmente, a produção do vínculo social empático como fator motivador de referenciais éticos e políticos para a formação da tipificação identitária. Nesse sentido, indaga-se como a proposta de fusão entre elementos universais e locais, desenvolvida pelo grupo Mana-Mani, se insere nas práticas culturais contemporâneas de produção de sentidos cosmopolitas híbridos. Procura-se discutir, assim, como danças e musicalidades presentes em populações tradicionais amazônicas são apropriadas pelo grupo e passam a constituir ideais comunitários e de produção de sentidos políticos para o local, em seu diálogo com o universal.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.creator.ORCIDhttp://orcid.org/0000-0002-8083-1415pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DancaIdentidadeUniversalidade.pdf128,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons