Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14767
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2017
Autor(es): CASTRO, Fábio Fonseca de
XAVIER, Fábio Rodrigo de Moraes
CASTRO, Marina Ramos Neves de
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: A dimensão estética na feira do Guamá, Belém-PA
Título(s) alternativo(s): The aesthetic dimension in Guamá market, Belém - PA (Amazon)
Citar como: CASTRO, Fábio Fonseca de; XAVIER, Fábio Rodrigo de Moraes; CASTRO, Marina Ramos Neves de. A dimensão estética na feira do Guamá, Belém - PA. Vis, online, v. 16, n. 2, p. 362-371, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20751. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14767. Acesso em:.
Resumo: O artigo objetiva refletir sobre a pragmática comunicativa existente na dimensão estética da feira do Guamá, localizada em Belém, capital do Pará, na Amazônia brasileira. O trabalho é resultado de investigação etnográfica desenvolvida em sete meses. A perspectiva etnográfica nos leva a considerar a percepção das práticas de interação comunicativa entre sujeitos, a disposição dos produtos vendidos,a expressividade de venda. Para reflexão da arte existencial do mundo da vida e da forma que se estrutura o quotidiano da feira. Verifica-sea sabedoria e o conhecimento quesãoproduzidos por pessoas presentes culturalmente, com significação, sensibilidadeà essência social estética.
Abstract: The article has the reflection on the communicative pragmatics in the aesthetic dimension of the Guamá market, located in Belém, in the Brazilian Amazon. The work is the result of ethnographic research of seven months.The ethnographic perspective seeks to observe the practices of communicative interaction between subjects, the disposition of the products sold the expressiveness of sale. With objective of reflection on the existential art of the world of life and the way the daily life of the market is existent.It is noted the wisdom and knowledge that is developed by subjects, with meaning, sensitivity to the aesthetic social essence.
Palavras-chave: Estética
Interação
A arte de viver
Prática social
Feira
Aesthetic
Interaction
The art of live
Social practice
Market
Título do Periódico: Vis
ISSN: 2447-2484
País: Brasil
Instituição: Universidade de Brasília
Sigla da Instituição: UnB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/20751
Identificador DOI: 10.26512/vis.v16i2.20751
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DimensaoEsteticaFeira.pdf832,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons