Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14770
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Ago-2017
Autor(es): XAVIER, Fábio Rodrigo de Moraes
CASTRO, Marina Ramos Neves de
CASTRO, Fábio Fonseca de
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: A Pragmática comunicativa em uma feira de Belém
Citar como: XAVIER, Fábio Rodrigo de Moraes; CASTRO, Marina Ramos Neves de; CASTRO, Fábio Fonseca de. A Pragmática comunicativa em uma feira de Belém. Extraprensa, online, v. 12, n. 1, p. 116-130, jul./ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2018.142489. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14770. Acesso em:.
Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre a pragmática comunicativa existente na feira do Guamá, localizada em Belém do Pará, na Amazônia brasileira. Nós procuramos observar, a par tir de uma aproximação etnográfica, a movimentação social e as práticas de interação comunicativa dos sujeitos ali presentes em relação às dinâmicas de ocupação do espaço e à disposição dos produtos ali vendidos. A investigação evidencia a estruturação orga nizacional em sua dinâmica intersubjetiva e, a partir dessa perspectiva, observamos o desenvolvimento da ideia de lugar e a identificação que as pessoas desenvolvem com a localidade dentro de processos estéticos. Para reflexão, neste artigo utilizamos textos do teórico Maffesoli em que trata de localidade e práticas sociais no cotidiano. Também uti lizamos a obra de Schutz quando interpretamos as práticas sociais através de tipificação nas estruturas sociais; assim como usamos a compreensão de forma social de Simmel.
Abstract: This article aims to reflect on the communicative pragmatic present on the Guamá market, located in Belém, in the Brazilian Amazon. We seek to observe, from an ethnographic approach, the social movement and the communicative interaction practices of the subjects there, in relation to the dynamics of space occupation and the disposition of the goods sold there. The research evidences the organizational structure in its intersubjective dynamics, and, from this perspective, we observe the development of the idea of place and identification that people develop with this place within aesthetic processes. For this reflection, this article uses studies by the theorist Maffesoli, who addresses locality and social practices in daily life. We also use a study by Schutz to interprete social practices through typification in social structures; also, we use the understanding on social form by Simmel.
Resumen: El presente artículo objetiva reflexionar sobre la pragmática comunicativa existente en la feria de Guamá, ubicada en Belém do Pará, en la Amazonia brasileña. Se busca observar, a partir de una aproximación etnográfica, el movimiento social y las prácticas de interacción comunicativa de los sujetos allí presentes en relación con las dinámicas de ocupación del espacio y con la disposición de los productos vendidos. Nos propone mos evidenciar la estructuración organizacional en su dinámica intersubjetiva y, desde esa perspectiva, observamos el desarrollo de la idea de lugar y la identificación que las personas desarrollan con ese lugar dentro de procesos estéticos. Para ello utilizamos la teoría de Maffesoli que trata de localidad y prácticas sociales en el cotidiano. También utilizamos la obra de Schutz para interpretar las prácticas sociales por medio de la tipifi cación en las estructuras sociales, así como la de Simmel para comprender la forma social.
Palavras-chave: Comunicação
Intersubjetividade
Interação
Feira
Communication
Intersubjectivity
Interaction and Market
Título do Periódico: Extraprensa
ISSN: 2236-3467
País: Brasil
Instituição: Universidade de São Paulo
Sigla da Instituição: USP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/142489
Identificador DOI: 10.11606/extraprensa2018.142489
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PragmaticaComunicativaFeira.pdf157,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons