Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14780
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Dez-2021
Autor(es): COSTA, Hans Cleyton Passos da
CASTRO, Fábio Fonseca de
CASTRO, Marina Ramos Neves de
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Consumo e socialidade nas festas de aparelhagem de Belém, Brasil
Título(s) alternativo(s): Consumption and Sociality at the Sound-System Parties in Belém, Brazil
Consumo y socialización en las fiestas por equipos en Belém, Brasil
Citar como: COSTA, Hans Cleyton Passos da; CASTRO, Fábio Fonseca de; CASTRO, Marina Ramos Neves de. Consumo e socialidade nas festas de aparelhagem de Belém, Brasil. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, online, v. 27, n. 53, p. 137-161, jul./dez. 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14780. Acesso em:.
Resumo: O artigo reflete sobre as práticas e a formas sociais do consumo presentes nas festas de aparelhagem da cidade de Belém por meio de uma perspectiva complexa e multidimensional. O artigo privilegia dois blocos de práticas de consumo –consumo de bebidas alcoólicas e vestuário– e busca problematizar o debate acumulado sobre a problemática do consumo a partir de uma pers pectiva simmeliana, centrada na complexidade das formas sociais. Conclui-se que as formas sociais do ato de consumir não são estruturas sociais binárias e nem permanentes, mas padrões dinâmicos, que permitem a criatividade e ajustes que, de acordo com o observado, podem ocorrer entre classes e grupos sociais, práticas de inclusão e de exclusão, coesão e concorrência, padrão estético e ruptura inovadora, hedonismo e vicaridade, coesão do grupo e coesão da vida social.
Abstract: The article reflects on the practices and social forms of consumption present in the sound system parties of the city of Belém in a complex and multidi mensional perspective. The article focuses on two blocks of social practices –drinking and clothing– and seeks to problematize the accumulated debate on the problem of consumption from a Simmelian perspective, centered on the complexity of social forms. We concluded that the social forms of the act of consumption are not binary nor permanent structures, but dynamic patterns, that allow for creativity and adjustments wich may occur between social classes and groups, practices of inclusion and exclusion, cohesion and competition, aesthetic pattern and innovative rupture, hedonism and vicarity, group cohesion and life cohesion social.
Resumen: El artículo reflexiona sobre las prácticas sociales así como en las formas de consumo presentes en las fiestas de la ciudad de Belém a través de una pers pectiva compleja y multidimensional. El artículo se centra en dos bloques de prácticas de consumo –consumo de bebidas alcohólicas y ropa– y busca problematizar el debate sobre el tema del consumo desde una perspectiva sim meliana, centrada en la complejidad de las formas sociales. Se concluye que las formas sociales del acto de consumir no son estructuras sociales binarias ni permanentes, sino patrones dinámicos, que permiten la creatividad y los ajustes que, de acuerdo a lo observado, pueden ocurrir entre clases y grupos sociales: prácticas de inclusión y exclusión; de cohesión y competência: de patrón estético y ruptura inovadora: de hedonismo y vicaridad; de cohesión grupal y de cohesión de la vida social.
Palavras-chave: Festas de aparelhagem
Tecnobrega
Consumo
Socialidade
Formas sociais
Soud-system parties
Consumption
Sociality
Social forms
Título do Periódico: Estudios sobre las Culturas Contemporáneas
ISSN: 1405-2210
País: México
Instituição: Universidad de Colima
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://www.culturascontemporaneas.com/articulos.htm?revista=91
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ConsumoSocialidadeFestas.pdf400,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons